Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8383
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gutierre, Lucas Ramos | |
dc.creator | Direne, Rui Pfutzenreuter | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T14:23:47Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T14:23:47Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-07 | |
dc.identifier.citation | GUTIERRE, Lucas Ramos; DIRENE, Rui Pfutzenreuter. Avaliação dos níveis de ruído provocados por trens em bairros residenciais próximos ao centro de Curitiba. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8383 | - |
dc.description.abstract | By many years the population that lives, works and passes by some districts of the central region of Curitiba have being disturbed by the passage of the cargo train operated by América Latina Logística (ALL). Besides provoking traffic jams and air pollution, the train emits a loud noise to warn its passage. Many times imperceptible, noise can cause since just and instantaneous nuisance to hearing loss and other organics, emotional and social chances. This case study aims to evaluate the sound pressure level emitted by the train in establishments on central districts of Curitiba, compared them to the limits established by the Law no.10.625/2002 and to the norms NBR 10.151 and NBR 10.152. To evaluate this case, 10 points such as residential buildings, a school and a church, where determined and had their sound pressure level measured with the passage of the train, representing the establishments of the affected region. The methods used on the measures where determined by the norms. The results where worrisome: all the values measured with the passage of the train are above the limits taken as reference. As a solution to the problem, some of the recommendations made are, on a short run, the installation of gates so that the train does not have to honk anymore, and, on a long run, the removal of the railway line. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Ruído - Medição | pt_BR |
dc.subject | Ruído - Efeito fisiológico | pt_BR |
dc.subject | Controle de ruído - Legislação | pt_BR |
dc.subject | Trens de ferro - Ruído | pt_BR |
dc.subject | Noise - Measurement | pt_BR |
dc.subject | Noise - Physiological effect | pt_BR |
dc.subject | Noise control - Law and legislation | pt_BR |
dc.subject | Railroads - Trains - Noise | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos níveis de ruído provocados por trens em bairros residenciais próximos ao centro de Curitiba | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Há anos, moradores, trabalhadores e transeuntes de bairros da região central e periférica de Curitiba são incomodados pela passagem do trem de carga operado pela empresa América Latina Logística (ALL). Além de provocar engarrafamentos e poluir o ar, o trem emite um ruído muito forte para avisar a sua passagem. Muitas vezes imperceptíveis, os ruídos podem causar desde um incômodo instantâneo nos ouvidos até a perda auditiva e outras alterações orgânicas, emocionais e sociais. Este trabalho foi realizado com o intuito de avaliar os níveis de ruído provocados por trens em bairros residenciais próximos ao centro de Curitiba, comparando-os com os limites estabelecidos pela lei municipal nº 10.625/2002 e pelas normas NBR 10.151 e NBR 10.152. Para tal avaliação, foram escolhidos 10 pontos de medição, dentre eles, edifícios residenciais, uma escola e uma igreja, assim representando os estabelecimentos da região afetada. Os métodos utilizados foram os estabelecidos pelas duas normas citadas. Os resultados foram preocupantes: todos os valores medidos com a passagem do trem estão muito acima dos limites tomados como referência. Como solução para o problema foram recomendadas soluções a curto prazo, como a instalação de cancelas para que o trem não precise buzinar, e, a longo prazo, como a retirada da via férrea da região. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Catai, Rodrigo Eduardo | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Produção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia de Produção Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_EPC_2012_2_12.PDF | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.