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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8343
Título: | Viabilidade técnica e econômica da utilização de recifes artificiais em concreto pré-moldado para contenção da arrebentação marítima no município de Matinhos/Pr |
Autor(es): | Fontana, Felipe Almeida Neves, Luiz Felipe Miranda das Martins, Vinícius Annoni |
Orientador(es): | Nagalli, André |
Palavras-chave: | Concreto pré-moldado Construção de concreto pré-moldado Erosão Recifes artificiais Precast concrete Precast concrete construction Erosion Artificial reefs |
Data do documento: | 30-Nov-2011 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FONTANA, Felipe Almeida; NEVES, Luiz Felipe Miranda das; MARTINS, Vinícius Annoni. Viabilidade técnica e econômica da utilização de recifes artificiais em concreto pré-moldado para contenção da arrebentação marítima no município de Matinhos/Pr. 2011. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011. |
Resumo: | Os problemas de erosão que ocorrem no litoral paranaense se devem principalmente à ocupação da faixa litorânea e às ondas de tempestades. Recifes submersos próximos à praia são implantados de forma que a corrente costeira e intensidade das ondas sejam reduzidas. O objetivo do presente estudo foi investigar a viabilidade técnica e econômica da utilização de estrutura em concreto pré-moldado para confecção de recife artificial como dispositivo de redução do processo erosivo e melhoria da surfabilidade da Praia Brava de Matinhos – PR. Os resultados mostraram que a utilização dessas estruturas como solução executiva, são suficientes para resolver o problema com um custo menor (22%) em relação à solução com sacas preenchidas com areia comercial. Além do concreto que compõe a solução proposta, apresentar em sua composição materiais adequados para a construção de estruturas muito semelhantes ao substrato rochoso natural. |
Abstract: | The erosion problems occurring in the Parana coast are mainly due to occupation of the coastal waves and storms. Submerged reefs are deployed near the beach so that thecoastal current and wave intensity are reduced. The aim of this study was to investigate the technical and economic feasibility of using structural precast concrete for construction of artificial reef as a device to reduce erosion and improve surfabilidade Praia BravaMatinhos - PR. The results showed that the use of these structures as a solution executive,are sufficient to solve the problem at a lower cost (22%) compared to the solution withshopping bags filled with sand. Beyond the concrete that makes up the solution, in itspresent composition suitable materials for the construction of structures very similar to thenatural bedrock. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8343 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia de Produção Civil |
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