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Título: Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido
Autor(es): Engelmann, Henrique Traesel
Orientador(es): Corrêa, Janine Nicolosi
Palavras-chave: Trânsito - Sinais e sinalização
Trânsito urbano - Estudo de casos
Transporte urbano
Teoria dos erros
Traffic signs and signals
City traffic - Case studies
Urban transportation
Error analysis (Mathematics)
Data do documento: 27-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ENGELMANN, Henrique Traesel. Análise da influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a influência do tempo de parada em semáforos no tempo total de percurso dos ônibus da linha expresso biarticulado Centenário – Campo Comprido. Visto que a Cidade de Curitiba possui um sistema conhecido como BRT, de canaletas exclusivas para ônibus que, todavia, não conseguem fazer livremente a utilização destas vias devido aos semáforos existentes nas mesmas. Este estudo analisou a viabilidade da introdução de um sistema que possa identificar a aproximação dos ônibus e, como consequência, liberar a passagem dos mesmos sem que ocorra a desnecessária perda de tempo em semáforos. Os resultados das análises mostraram que, para o trecho estudado, pode-se afirmar com mais de 99% de certeza, que a substituição dos semáforos convencionais por algum tipo de sistema que dê a preferência para os ônibus, irá diminuir significativamente o tempo de percurso total dos ônibus.
Abstract: The following essay strives to analyze the traffic lights influence on the total travel time of buses of the express line Centenário – Campo Comprido. Since the City of Curitiba has a system known as BRT, dedicated lane for buses, however, cannot freely make use of these facilities due to existing traffic lights on them. Thereby this essay analyzed the feasibility of introducing a system that can identify the approaching buses and as a result, release the way to them without unnecessary waste time. The results of the analysis showed that, for the studied stretch, it can be stated with 99% certainty that the replacement of conventional lights for some kind of system that gives right of way to buses, will decrease significantly the total travel time of buses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8313
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