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Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Amanda Paulino
dc.creatorBorsato, Stella Maria Ortega
dc.date.accessioned2020-11-11T14:21:17Z-
dc.date.issued2014-08-25
dc.identifier.citationCHAVES, Amanda Paulino; BORSATO, Stella Maria Ortega. Método de avaliação de dormentes ferroviários através de escaneamento pelo laser road imaging system. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8309-
dc.description.abstractThe sleepers are key structural components for the proper performance of the permanent way, they provide fixed rails and ballast to dissipate stress applied on track. The most common material used to manufacture the sleepers is wood because it has physical characteristics that supply the structural function. However, with weather changes and use over time, the wood can deteriorate. When the wood ceases to provide the characteristics needed for use, the sleepers will become unserviceable. The verification of the sleepers condition is done through foot patrols, which is inefficient and unrealiable. This work studies the feasibility of replacing the inspection with a method that uses the Laser Road Imaging System. This system is used for monitoring freeways and is composed of 3D high-resolution cameras, sensors and laser perfilometers, all coupled to a vehicle called Digital Highway Data Vehicle (DHDV) and, in Brazil, called SCAN VIAS 3D, generating 2D and 3D images and the longitudinal and transverse profiles of the highway. Two attempts of data collection were done on the railroad stretch from Curitiba city. Performed after data collection, the images were processed by Multimedia based Highway Information System (MHIS) software. The railroad stretch has 24 useless sleepers, however this result was only accessible with the use of photographs taken on the spot, because the 2D and 3D images were not presented sufficient quality to identify defects in the sleepers. It was also possible to see some other uses for DHDV, beyond the present paper, such as the sleepers rate and analysis on the stretch fixation type.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectFerrovias - Construções e estruturaspt_BR
dc.subjectFerrovias - Dormentespt_BR
dc.subjectRailroadspt_BR
dc.subjectRailroads - Buildings and structurespt_BR
dc.subjectRailroads - Tiespt_BR
dc.titleMétodo de avaliação de dormentes ferroviários através de escaneamento pelo laser road imaging systempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs dormentes são componentes estruturais fundamentais para o bom desempenho da via permanente, pois servem de fixação dos trilhos e transmitem ao lastro os esforços de flexão aplicados nos trilhos. No Brasil, o material mais utilizado para a fabricação de dormentes é a madeira, pois ela possui características físicas que atendem à função estrutural. Porém, a madeira pode se deteriorar com o passar do tempo devido às alterações climáticas. Quando a madeira deixa de atender às características necessárias para sua utilização os dormentes são considerados inservíveis. A verificação da condição dos dormentes é realizada através de rondas feitas a pé, o que apresenta baixa produtividade além de pouca confiabilidade. Este trabalho estuda a viabilidade da substituição do método visual, pelo método utilizando o Laser Road Imaging System. Este sistema é utilizado em monitoramento de rodovias e é composto por câmeras 3D de alta resolução, sensores a laser e um perfilômetro, todos eles acoplados a um veículo denominado Digital Highway Data Vehicle (DHDV). Este sistema, batizado no Brasil de SCAN VIAS 3D, gera imagens 2D e 3D e os perfis longitudinal e transversal da via. Foram realizadas duas tentativas de coleta de dados, no trecho da rodoferroviária da cidade de Curitiba. Realizada a coleta de dados, as imagens foram processadas pelo software Multimedia based Highway Information System (MHIS). O trecho da rodoferroviária possui 24 dormentes inservíveis, porém essa afirmação só foi possível com a utilização de fotos feitas no local, pois as imagens 2D e 3D não apresentaram qualidade adequada para identificação de defeitos nos dormentes. Também foi possível perceber algumas outras utilizações para o DHDV, além da proposta neste trabalho, tais como a taxa de dormentação e análise do tipo de fixação do trecho.pt_BR
dc.description.embargo5000-
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Nagalli, André
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção Civilpt_BR
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