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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8251
Título: | Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto |
Título(s) alternativo(s): | Automative assembly line reconfiguration using dimensional variation analysis |
Autor(es): | Chagas, Ruan Rithelle de Faria Franco |
Orientador(es): | Lüders, Ricardo |
Palavras-chave: | Indústria automobilística Veículos - Qualidade Métodos de linha de montagem Métodos de simulação Engenharia elétrica Automobile industry and trade Vehicles - Quality Assembly-line methods Simulation methods Electric engineering |
Data do documento: | 29-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CHAGAS, Ruan Rithelle de Faria Franco. Reconfiguração de uma linha de produção do setor automotivo usando análise de variação dimensional do produto. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | O mercado da indústria automotiva é muito competitivo e exige uma constante melhoria na qualidade dos veículos produzidos, assim como o aumento de produtividade. Este trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Controle e Automação avalia a qualidade e os impactos esperados na linha de produção de veículos ao propor uma modificaçao na forma de montagem do para-choque do veículo. Duas variantes são consideradas: "closed"(D1) e “opened front end”(D2). A qualidade do produto e avaliada por uma análise de variação dimensional da montagem e o impacto na linha de produção é avaliado por simulação de eventos discretos. Os resultados da análise de variação dimensional mostram que a montagem D2 fornece melhores indicadores de qualidade, dados pelo índice de capacidade de processos centrados e índice de capacidade para processos não centrados, gerando alteração no processo de produção do veículo. Os resultados de simulação da linha de produção mostram que o tempo de ciclo é significativamente alterado pelo mix de produção, ou seja, pela proporção de modelos diferentes a serem produzidos, assim como pela sequência em que são produzidos. Para tanto, diversos cenários são simulados com diferentes mixes e sequências de produção. |
Abstract: | The automotive industry market is very competitive and requires constantly improvement on quality, and productivity. This final project of Control and Automation Engineering major evaluates the quality and expected impacts on vehicles’ assembly line when into a change in the bumper assembly method is proposed. Two variants are taken into account: closed (D1) and opened front end (D2). The product quality is evaluated by dimensional variation analysis and the assembly line impacts are evaluated by discrete event simulation. The results of dimensional variation analysis show that the D2 assembly has the best quality indicators, given by the process capability and process capability of non-centered distribution. The results of assembly line simulation show that the cycle time is significantly changed by both the production mix - i.e., by the number of different models to be produced, and the production sequencing. Many scenarios are simulated with different mixes and production sequences. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8251 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia de Controle e Automação |
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