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dc.creatorFragoso, Cássio de Oliveira
dc.creatorStella, Letícia Fernanda
dc.date.accessioned2020-11-11T14:03:09Z-
dc.date.available2020-11-11T14:03:09Z-
dc.date.issued2018-06-15
dc.identifier.citationFRAGOSO, Cássio de Oliveira; STELLA, Letícia Fernanda. Estudo de viabilidade da implementação de um grupo motor gerador a diesel em horário de pico em um consumidor comercial de baixa potência aliado a tarifa branca. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8242-
dc.description.abstractIn view of the recent energy crisis faced by our country due to the lack of rainfall in certain regions, energy concessionaires were obliged to resort to thermoelectric power generation, which raised the generation costs, forcing them to pass the costs to consumers through alternative charging. In order to reduce costs for consumers and encourage them to seek alternative solutions, ANEEL has created a differentiated tariff known as the "White Tariff", which seeks to "reward" low-power consumers who consumption at peak time. The use of diesel generation comes as an alternative to reduce expenses and the consumption of Electric Energy from the concessionaire. In this work we aim to evaluate the viability of the use of diesel generation for a low power commercial consumer allied to the tariff change for the "White Tariff", analyzing the consumption profile of the establishment considered, through consumption data in a period of 12 months, and the possible savings generated by the change. In order to calculate the kWh price generated by the group, the study considered costs with the implementation of the enterprise, as well as several variables that influence the same. A simulation of the energy bill was also made, altering the Tariff Modality for the "White Tariff" to, along with the costs of the generating group, compose a possible annual expense to be compared to the amount spent in the current condition and be included in the financial analysis performed. In order to size and choose the most appropriate generator for the consumption at the times considered, local utility standards and automation systems for the security of supply were addressed throughout the present work. Finally, from the development of all these steps previously mentioned, it was possible to conclude that the project would be financially impracticable and to suggest alternatives that could make the project viable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Produçãopt_BR
dc.subjectServiços de eletricidade - Tarifaspt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Consumopt_BR
dc.subjectMotores a dieselpt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectElectric power productionpt_BR
dc.subjectElectric utilities - Ratespt_BR
dc.subjectElectric power consumptionpt_BR
dc.subjectDiesel motorpt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade da implementação de um grupo motor gerador a diesel em horário de pico em um consumidor comercial de baixa potência aliado a tarifa brancapt_BR
dc.title.alternativeFeasibility study of the implementation of a diesel generator set during peak hours in a low power commercial consumer allied to the white tariffpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a recente crise energética enfrentada pelo nosso país devido à falta de chuvas em determinadas regiões, as concessionárias de energia foram obrigadas a recorrer a geração de energia termoelétrica, o que elevou os custos da geração, forçando-as a repassar os custos para os consumidores através de tarifações alternativas. A fim de amenizar os custos para o consumidor e incentivá-los a buscar soluções alternativas, a agência nacional de energia elétrica (ANEEL) criou uma tarifação diferenciada conhecida como “Tarifa Branca”, que busca “premiar” consumidores de baixa potência que diminuam o consumo no horário de ponta. A utilização de geração a diesel vem como uma alternativa para reduzir gastos e o consumo da Energia Elétrica proveniente da concessionária. Neste trabalho buscamos avaliar a viabilidade da utilização da geração a diesel para um consumidor comercial de baixa potência aliado a mudança de tarifação para a “Tarifa Branca”, analisando o perfil de consumo do estabelecimento em questão, através dos dados de consumo em um período de 12 meses, e a possível economia gerada pela mudança. De modo a calcular o preço do kWh gerado pelo grupo, o estudo considerou custos com a implementação do empreendimento, bem como diversas variáveis que influenciam o mesmo. Também foi realizada uma simulação da fatura de energia alterando a Modalidade Tarifária para a “Tarifa Branca” para, junto aos custos do grupo gerador, compor um possível gasto anual para ser comparado ao valor gasto na condição atual e ser incluído na análise financeira realizada. Para dimensionar e escolher o gerador mais apropriado ao consumo nos horários considerados, normas da concessionária local e sistemas de automação para a segurança do fornecimento, foram abordados ao longo do presente trabalho. Finalmente, a partir do desenvolvimento de todas essas etapas anteriormente citadas, foi possível chegar à conclusão de que o empreendimento seria inviável do ponto de vista financeiro e sugerir alternativas que pudessem vir a viabilizar o projeto.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Barcik, Marcelo
dc.contributor.referee1Barcik, Marcelo
dc.contributor.referee2Wolff, Gilberto
dc.contributor.referee3Silva, Clider Adriane de Souza
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Engenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Controle e Automação

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