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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCintra, João Leonardo
dc.creatorMachado, Thiago Campos
dc.date.accessioned2020-11-11T14:01:40Z-
dc.date.available2020-11-11T14:01:40Z-
dc.date.issued2019-06-27
dc.identifier.citationCINTRA, João Leonardo; MACHADO, Thiago Campos. Elaboração de uma atividade didática para compreensão do funcionamento de aerogeradores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8203-
dc.description.abstractThe dissertation has as purpose assist on the understanding of functioning of a wind-turbine, for this has a structured theoretical basis in the mainly functions of a wind-turbine and simulations with the use of Simulink, which go towards the theory, to turn more visible and didatic the operation’s manner of theses structures. To the creation of theoretical basis, the work lodges the historical concepts about the evolution of the use of winds by mankind, presenting the importance of this input, scoring the beginning of the use of the wind to the mechanical energy generation and afterwards electrical, the work lodges the evolution in researches and applied technologies all over the years to the development of wind generation practice. Jointly with the technological evolution are presented the economic evolution, that this kind of generation had, and the economic projections that it is going to have, in a chapter devoted to the world and national scenarios. Following with the work, are presented the main meaningful aspects of a wind-turbine, sundry structural or tecnologicals models and variations of each structure. Upon the theoretical basis’ presentation, the dissertation move forward the laboratory practice that consists of showing the main actions and pads of the simulink that can be utilized to replicate the functioning of a wind-turbine with the triggering of induction dually supplied. With this the work lodges a complete modeling of a wind-turbine system, distribution network and loads, in this model are applied some disturbances in the system, with this is possible to analyze and conclude the acting of the controls and regulators of the wind-turbine, as well as the differences in operating under sub-speed and overspeed conditions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTurbinas eólicaspt_BR
dc.subjectGeradores elétricospt_BR
dc.subjectEnergia eólicapt_BR
dc.subjectConversores de frequênciapt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectWind turbinespt_BR
dc.subjectElectric generatorspt_BR
dc.subjectWind powerpt_BR
dc.subjectFrequency changerspt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.titleElaboração de uma atividade didática para compreensão do funcionamento de aerogeradorespt_BR
dc.title.alternativeElaboration of a didactic activity to understand the operation of aerogeneratorspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão tem como objetivo criar uma ferramenta para auxiliar na compreensão do funcionamento de um aerogerador. Para isso conta com uma base teórica estruturada nas principais funções de aerogeradores e simulações com o uso do Simulink, tornando visível e didático o modo de operação dessas estruturas. Para criação da base teórica, o trabalho apresenta conceitos históricos da evolução do uso dos ventos pela humanidade, apresentando a importância desse insumo, pontuando o início do uso dos ventos para geração de energia mecânica e posteriormente elétrica, o trabalho mostra também a evolução nas pesquisas e tecnologias aplicadas ao longo dos anos para desenvolvimento da prática de geração eólica. São apresentadas junto a evolução tecnológica, a evolução econômica que esse tipo de geração teve e as projeções econômicas que ainda devem ter. Também são apresentados os principais aspectos construtivos de um aerogerador, os diversos modelos e diferenças estruturais ou tecnológicas de cada estrutura. Após a apresentação da base teórica, a monografia aborda a atividade didática que consiste em mostrar as principais ações e blocos do Simulink que podem ser utilizados para replicar o funcionamento de um aerogerador com gerador de indução duplamente alimentado. Com isso o trabalho apresenta uma modelagem completa de um sistema com aerogerador, rede de distribuição e cargas. Nesse modelo são aplicadas algumas perturbações no sistema, permitindo analisar e concluir sobre a atuação dos controles e reguladores do aerogerador, assim como as diferenças no funcionamento em condição de subvelocidade e sobrevelocidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bazzo, Thiago de Paula Machado
dc.contributor.referee1Almeida, Alvaro Augusto Waldrigues de
dc.contributor.referee2Sanchez, Walter Denis Cruz
dc.contributor.referee3Bazzo, Thiado de Paula Machado
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Controle e Automação

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