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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Matheus Rezende
dc.creatorBorba, Pedro Alberto de
dc.date.accessioned2020-11-11T13:41:41Z-
dc.date.available2020-11-11T13:41:41Z-
dc.date.issued2015-07-10
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Matheus Rezende; BORBA, Pedro Alberto de. Ferramenta de biofeedback visual para auxílio na reabilitação do controle muscular em pessoas com hemiparesia nos membros inferiores. 2015. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8126-
dc.description.abstractHemiparesis is a condition that affects muscular control on one of the sides of the body and commonly appears after a stroke. Rehabilitation treatments for patients consists of physiotherapeutic exercises. The purpose of this work is the development of a serious game capable of assisting health professionals in the creation of rehabilitation exercises to improve muscular control in people with hemiparesis in the lower limbs, as well as providing patients with a fun and entertaining game that can potentially improve muscular control in affected regions.There are two input devices used to play the game. The first is a force plate developed by student Marcos Dinis Lavarda as part of his master’s degree research and the second is a low-cost webcam. The camera acts as a sensor capturing the patient’s members coordinates obtained with the help of colored markers and digital image processing techniques, especially color segmentation.The game offers real time visualization of the centers of pressure of both the upper and lower plates in the force plate, thus providing visual biofeedback to the patient, which can immediately become conscious of his eventual impairments and work towards improving his balance and muscular control. Additionally, the game serves a data gathering mechanism, logging sensor readings and creating a report of the patient’s progress through the completed exercises, which can later be analysed and compared with previous reports in order to evaluate quantitatively any possible improvement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectAcidente vascular cerebralpt_BR
dc.subjectCoordenadas (Matemática)pt_BR
dc.subjectProcessamento de imagens - Técnicas digitaispt_BR
dc.subjectBiofeedback - Treinamentopt_BR
dc.subjectCerebrovascular diseasept_BR
dc.subjectCoordinatespt_BR
dc.subjectImage processing - Digital techniquespt_BR
dc.subjectBiofeedback trainingpt_BR
dc.titleFerramenta de biofeedback visual para auxílio na reabilitação do controle muscular em pessoas com hemiparesia nos membros inferiorespt_BR
dc.title.alternativeVisual biofeedback tool for muscular control rehabilitation in people with hemiparesis in the lower limbspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA hemiparesia e uma condição que afeta o controle muscular de um dos lados do corpo e, comumente, surge após um acidente vascular cerebral. O tratamento para reabilitação dos pacientes consiste em exercícios fisioterápicos. O propósito deste trabalho é o desenvolvimento de um jogo serio capaz de auxiliar profissionais da área da saúde na criação de exercícios de reabilitação para melhora do controle muscular em pessoas com hemiparesia nos membros inferiores, bem como fornecer aos pacientes um jogo divertido e envolvente que tenha potencial para melhora o controle muscular de suas regiões afetadas. Dois dispositivos de entrada são utilizados durante o jogo. O primeiro é uma plataforma de forças que foi desenvolvida pelo estudante Marcos Dinis Lavarda como parte de sua pesquisa de mestrado e o segundo é uma câmera do tipo webcam de baixo custo. A câmera age como um sensor capturando as coordenadas dos membros dos pacientes obtidas com o auxílio de marcadores coloridos e de técnicas de processamento digital de imagens, em especial, segmentação por cor. O jogo oferece visualização em tempo real dos centros de pressão das plataformas superior e inferior que compõem a plataforma de forças, fornecendo deste modo ˜ biofeedback visual aos pacientes, que podem imediatamente ganhar dimensão de suas eventuais dificuldades e trabalhar para melhorar seu equilíbrio e controle muscular. Adicionalmente, o jogo serve como mecanismo de coleta de dados registrando leituras dos sensores e criando um relatório do progresso dos pacientes ao longo dos exercícios realizados, que pode posteriormente ser analisado e comparado com relatórios anteriores de modo a avaliar quantitativamente quaisquer possíveis melhoras.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Borba, Gustavo Benvenutti
dc.contributor.referee1Borba, Gustavo Benvenutti
dc.contributor.referee2., .
dc.contributor.referee3., .
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Computação

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