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Título: Caracterização do ligante asfáltico de alto desempenho altamente modificado por polímeros (HiMA)
Título(s) alternativo(s): Characterization of the highly modified asphalt (HiMA)
Autor(es): Ostrovski, Ana Carolina
Raffler, Andressa
Orientador(es): Lima, Adauto José Miranda de
Palavras-chave: Asfalto- Testes
Pavimentos de asfalto
Asfalto - Defeitos
Polímeros - Aditivos
Engenharia civil
Asphalt - Testing
Pavements, Asphalt
Asphalt - Defects
Polymers - Additives
Civil engineering
Data do documento: 21-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OSTROVSKI, Ana Carolina; RAFFLER, Andressa. Caracterização do ligante asfáltico de alto desempenho altamente modificado por polímeros (HiMA). 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Novas tecnologias surgem constantemente no setor da pavimentação, especialmente no que se refere aos ligantes asfálticos modificados por polímeros. O objeto de estudo desta monografia é o ligante altamente modificado por polímeros - HiMA (Highly Modified Asphalt), que já é conhecido em países europeus e nos EUA, mas pouco utilizado no Brasil. É possível que a causa dessa baixa utilização seja a falta de divulgação, às restrições tecnológicas e o baixo de conhecimento dos engenheiros de pavimentação locais. Este trabalho teve por objetivo caracterizar o ligante asfáltico HiMA, por meio de ensaios normatizados no Brasil e compará-lo aos ligantes comumente utilizados no país, o CAP convencional 50/70 e o modificado 55/75. Os ensaios selecionados para a caracterização foram os seguintes: Viscosidade Brookfield, Penetração, Ponto de Amolecimento, Ponto de Fulgor e Recuperação Elástica, os quais foram realizados no laboratório da empresa E-Vias, Empresa Latino Americana de Consultoria Viária, com o material ensaiado cedido pela empresa Compasa do Brasil Distribuidora de Derivados de Petróleo. No estudo, o ligante HiMA apresentou resultados superiores aos demais ligantes quanto a viscosidade, penetração, ponto de amolecimento e recuperação elástica, ou seja, espera-se que misturas asfálticas compostas pelo mesmo resultem em pavimentos com melhores condições estruturais, mais resistentes à deformação permanente e à fadiga, dificultando, o aparecimento de defeitos como afundamento por trilha de roda e trincas, e também mantendo as propriedades elastoméricas do asfalto em uma amplitude térmica de -30º a 70º, o que reduz as deformações permanentes em altas temperaturas e elimina o comportamento frágil em baixas temperaturas.
Abstract: New technologies are constantly arriving in paving area, especially about highly modified asphalt. The object of this study is the highly modified asphalt - HiMA (Highly Modified Asphalt), which is known in European countries and in USA but little used in Brazil. It is possible that the causes of this low use are the lack of divulgation, the technology restrictions and the short knowledge of the local paving engineers. The objective of this study was to characterize the Highly Modified Asphalt - HiMA, through standard Brazilian tests, and compare it to the binders commonly used in Brazil, the conventional CAP 50/70 and the modified CAP 55/75. The selected tests to the characterization were: Viscosity Brookfield, Penetration, Softening Point, Glow Point and Elastic Recovery, which were performed in the lab of the company E-vias, Empresa Latino Americana de Consultoria Viária, with the stuff donated by the company Compasa do Brasil Distribuidora de Derivados de Petróleo. In the study, the binder HiMA presented superior results than the other binders, concerning viscosity, penetration, softening point, glow point and elastic recovery, in other words, it is expected that asphaltic blend with that binder will generate pavements with better structural conditions, more resistant to permanent deformation and weight, interfering in the emergence of flaws, like wheel trail sinking and cracks, and also maintaining the elastomeric qualities of the asphalt in thermal amplitude of -30º to 70º, what reduces the permanent deformation in high temperatures and eliminates the fragile behavior in low temperatures.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8105
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