Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Leonardo Covatti de
dc.date.accessioned2020-11-11T13:24:17Z-
dc.date.available2020-11-11T13:24:17Z-
dc.date.issued2016-06-24
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leonardo Covatti de. Efeitos dinâmicos em ponte férrea diante da variação de velocidade de um veículo ferroviário: estudo de caso. 2016. 70 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8094-
dc.description.abstractThis work is the analysis of the structural behavior of a short railway bridge subjected to dynamic loads. The bridge is composed of two "I" section steel beams parallel and Bi supported, subjected to the load of a locomotive, using for this the railway vehicle model and computational routine implemented by Beghetto (2006). The beams that make up the structure were subdivided into twenty Euler-Bernoulli finite element beam and irregularities of the tracks are the excitation source of the dynamic forces, which were treated as a harmonic function. The problem was analyzed for a speed range of railway vehicle 20 to 100km / h. After this, we compared the results found in the dynamic analysis with the values of the static analysis and pseudo-static increased by dynamic impact coefficient of the NBR 7187 (ABNT, 2003). In this comparison, it was found that the values found for the dynamic analysis did not exceed the values of the pseudo-static analysis and static when the vehicle moves over the bridge at speeds resonant condition. This occurs because the mass inertia of the locomotive wheels.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPontes ferroviáriaspt_BR
dc.subjectDinâmica estruturalpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectRailroad bridgespt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectStructural dynamicpt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleEfeitos dinâmicos em ponte férrea diante da variação de velocidade de um veículo ferroviário: estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeDynamic effects on railway bridge on the speed variation of a railway vehicle: case studypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste na análise do comportamento estrutural de uma ponte ferroviária de vão curto submetida a solicitações dinâmicas. A ponte é composta por duas vigas de aço de seção “I” paralelas e bi apoiadas, submetida ao carregamento de uma locomotiva, utilizando-se para isso o modelo de veículo ferroviário e a rotina computacional implementada por Beghetto (2006). As vigas que compõem a estrutura foram subdivididas em vinte elementos finitos de viga Euler-Bernoulli e as irregularidades dos trilhos constituem na fonte de excitação das forças dinâmicas, que foram assimiladas a uma função harmônica. O problema foi analisado para uma faixa de velocidade do veículo ferroviário de 20 a 100km/h. Após isso, compararam-se os resultados encontrados na análise dinâmica com os valores das análises estática e pseudoestática majorada pelo coeficiente de impacto dinâmico da NBR 7187 (ABNT, 2003). Nessa comparação, verificou-se que os valores encontrados para a análise dinâmica não superaram os valores das análises estática e pseudo-estática quando o veículo transita sobre a ponte em velocidades próximas à condição ressonante. Este fato ocorre devido a inércia das massas das rodas da locomotiva.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Begheto, Fernando Luiz Martinechen
dc.contributor.referee1Beghetto, Fernando Luiz Martinechen
dc.contributor.referee2Stramandinoli, Renata Sá Brito
dc.contributor.referee3Moreira, Amacin Rodrigues
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::MECANICA DAS ESTRUTURASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COECI_2016_1_12.pdf4,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.