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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8092
Título: | Determinação de esforços em lajes de pontes: método simplificado versus método dos elementos finitos |
Título(s) alternativo(s): | Determination of bridge slab stresses: rüsch’s simplificate method versus finite element method |
Autor(es): | Sequinel, Camila Pereira Silva, Verônica de Souza |
Orientador(es): | Moreira, Amacin Rodrigues |
Palavras-chave: | Lajes Método dos elementos finitos Pontes Pontes - Projetos e construção Engenharia civil Slabs Finite element method Bridges Bridges - Design and construction Civil engineering |
Data do documento: | 1-Dez-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SILVA, Verônica de Souza. SEQUINEL, Camila Pereira. Determinação de esforços em lajes de pontes: método simplificado versus método dos elementos finitos. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
Resumo: | No passado, os cálculos de lajes de pontes eram realizados com o auxílio de tabelas como as de Rüsch, uma forma que simplifica as lajes considerando as como elementos isolados, estáticos e de vinculações perfeitas (engastamento ou rotulações). Junto a evolução do homem seguiu-se a evolução da tecnologia, assim cálculos como esses puderam ser inseridos em programas que trabalham com método dos elementos finitos e são capazes de analises superiores e mais b eficientes, como o SAP2000. O principal objetivo desse trabalho é a análise comparativa entre os métodos simplificados e métodos dos elementos finitos (MEF). As analises serão feitas com base nos cálculos e resultados de momentos fletores máximos nas lajes de pontes, sendo considerado com relevância os momentos solicitantes negativos no balanço e os momentos solicitantes positivos na laje central. O trabalho tem como proposito, também, uma análise dos esforços de momento fletor entre a aplicação de cargas variáveis automáticas e cargas variáveis manuais sobre a laje do balanço e a laje central da ponte. |
Abstract: | In the past, bridge slab design were performed using tables such as Rüsch's, a form that simplifies slabs by considering them as isolated, static, and perfectly connected (fixed or hinged) elements. Along with the evolution of man followed by the evolution of technology, thus design as these could be inserted into programs that work with finite element method and are capable of more superior and efficient analyzes, such as SAP2000. The main objective of this research paper is the comparative analysis between simplified methods and finite element methods (MEF). The analyzes will be made based on the calculations and results of maximum bending moments in the bridge slabs, being considered with relevance the negative moments in the balance and the positive moments for the central slab. Also, another purpose of this research paper is an analysis of the bending moment efforts between the application of automatic variable loads and manual variable loads on the balance slab and the central slab of the bridge. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8092 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Civil |
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