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dc.creatorIwamura, Corine Kyo-
dc.date.accessioned2020-11-11T13:22:03Z-
dc.date.available2020-11-11T13:22:03Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.citationIWAMURA, Corine Kyo. Avaliação do impacto na segurança viária na Área Calma de Curitiba. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8054-
dc.description.abstractRoad safety is a currently theme of extreme concern in many countries, once traffic accidents are one of the main causes of death in the world. The Decade of Action for Road Safety (2011-2020) aims to stimulate measures to reduce the number of injuries and deaths from traffic accidents. Brazil, ranks fourth in the world in traffic deaths, in absolute numbers. Paraná, in Brazil, according to the same criteria, is the third state when compared to other Brazilians states. Among the ways to minimize injuries caused by road accidents, it is worth mentioning the reduction of speed, which reduces the severity of the accident and also the possibility at occurrence. The following work is an analysis of changes in road safety with the implementation, in 2015, of the “Área Calma” in the central area of Curitiba, an area submitted a 40km/h. For this, it was used accident data from the rescuing services to the victims, SIATE and SAMU. Initially the area was mapped in detail and then the accidents that occurred within it were selected. The accidents analysis at the region occurred in two forms: the first one was the proportion related to the same types of accidents (users involved and level of injuries).It was observed that in the proportions analyzed, there were no significant variations between before and after. However, when the averages and absolute numbers were compared, a 30% decrease was observed in the period after the measurement. As the measure is recent, it would be necessary to obtain a large database post implantation period to get more detailed and conclusive analysis. However, the present analyses according to the methodology indicate that, even though there were not any significant changes to the typology of accidents, the frequency of accidents showed a reduction after the “Área Calma” implementation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLevantamentos de trânsitopt_BR
dc.subjectSegurança no trânsito - Curitiba (Paraná)pt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectTraffic surveyspt_BR
dc.subjectTraffic safety - Curitiba (Paraná)pt_BR
dc.subjectTraffic acidentespt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleAvaliação do impacto na segurança viária na Área Calma de Curitibapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the road safety policy in the Área Calma of Curitibapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA segurança viária é tema recorrente e de extrema preocupação em diversos países, pois os acidentes de trânsito figuram como uma das principais causas de mortes no mundo. A Década Mundial de Ações para a Segurança Viária (2011 - 2020) visa estimular medidas para reduzir o número de feridos e de óbitos decorrentes da violência no trânsito. O Brasil, no cenário mundial, ocupa o terceiro lugar no ranking de recordistas em mortes no trânsito, em números absolutos. O Paraná, no cenário nacional, segundo o mesmo critério, é o terceiro estado quando comparado às demais unidades da federação. Dentre as formas de minimizar danos causados por acidentes viários, destaca-se a redução de velocidade, o que diminui a gravidade do acidente e a possibilidade de que este ocorra. O presente trabalho constitui-se de uma análise das alterações na segurança viária com a implementação, em 2015, da Área Calma na região central de Curitiba, uma área submetida à uniformização da velocidade máxima para 40km/h. Para isto, fez-se uso de dados de acidentes provenientes dos serviços de atendimento às vitimas, SIATE e SAMU. Inicialmente a Área foi mapeada detalhadamente e, então, os acidentes que ocorreram no interior dela foram selecionados. A análise da acidentalidade na região ocorreu de duas formas: pela comparação de proporções associadas às características dos acidentes (usuários envolvidos e gravidade dos ferimentos) antes e depois da implantação da medida e pela comparação da frequência de acidentes (tanto mensalmente quanto anualmente). Observou-se que nas proporções analisadas, não ocorreram variações significativas entre o período antes e o depois, contudo, quando analisadas as frequências de acidentes, identifica-se uma redução em média de 30% no período posterior à implantação da medida. Ressalta-se que como a medida é recente, é necessário que se tenha uma base de dados maior referente ao período posterior ao início da Área Calma para que análises mais detalhadas e conclusivas sejam realizadas. Entretanto, as análises realizadas de acordo com a metodologia apresentada neste Trabalho de Conclusão de Curso indicam que apesar de não ter ocorrido alteração significativa na tipologia dos acidentes, a frequência de acidentes apresentou redução após a implantação da Área Calma.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gadda, Tatiana Maria Cecy-
dc.contributor.advisor-co1Bastos, Jorge Tiago-
dc.contributor.referee1Gadda, Tatiana Maria Cecy-
dc.contributor.referee2Bastos, Jorge Tiago-
dc.contributor.referee3Bernardinis, Marcia de Andrade Pereira-
dc.contributor.referee4Corrêa, Janine Nicolosi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGOpt_BR
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