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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8026
Título: | Estudo de caso: análise de viabilidade ambiental da implantação da BR-101 no estado do Paraná (ligação entre a BR-277, Morretes/PR, e a BR-376, Garuva/SC) |
Título(s) alternativo(s): | Case study: environmental viability analysis on the implantation of BR-101 in the state of Paraná (connection between the BR-277, Morretes/PR with BR-376, Garuva/SC) |
Autor(es): | Macêdo, Diego Oliveira Teixeira, João Pedro Pedrotti |
Orientador(es): | Almeida, Jair Ferreira de |
Palavras-chave: | Impacto ambiental - Avaliação Rodovias - Levantamento - Morretes (Paraná, Brazil) Rodovias - Estudos de viabilidade Rodovias - Morretes (Paraná, Brazil) Engenharia civil Environmental impact analysis Roads - Surveying - Morretes (Paraná, Brazil) Roads - Feasibility studies Roads - Morretes (Paraná, Brazil) Civil engineering |
Data do documento: | 8-Dez-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MACÊDO, Diego Oliveira. TEIXEIRA, João Pedro Pedrotti. Estudo de caso: Análise de viabilidade ambiental da implantação da BR-101 no estado do Paraná (ligação entre a BR-277, Morretes/PR, e a BR-376, Garuva/SC). 2017. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
Resumo: | Com o objetivo de realizar a análise ambiental complementar ao Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica, de 1981, do Projeto Geométrico de Implantação da BR-101 (1987) entre as cidades de Peruíbe/SP e Garuva/SC, especificamente do lote 3 (entroncamentos entre a BR-277 e a BR-376), este trabalho buscou, com a justificativa do desenvolvimento sócio-econômico da região de estudo, realizar o levantamento das informações atuais da região, bem como o cenário subsequente à implantação do trecho da rodovia no local, em ambos os casos para os meios físico, biótico e antrópico, abordando principalmente os impactos ambientais e suas medidas mitigadoras associadas, na tentativa, também, do mesmo servir de estudobase para a realização de um futuro EIA/RIMA do empreendimento, quando solicitado. |
Abstract: | In order to complement the Technical-Economical Viability (1981) of the Geometric Project of Implantation of BR-101 (1987) between the cities of Peruíbe/SP and Garuva/SC, specifically on the third part (intersection between BR-277 and BR376), with also an Environmental Analisys, this work, aiming social and economical development of the studied region, sought to research the updated informations of the region, as well as the subsequent scenario to the implantation of part of the highway on site, in both cases regarding the physical, biotic and anthropic environments, specially their environmental impacts and associated mitigating measures, in the attempt also to serve as a base study for the realization of a future EIA/RIMA of the enterprise, when requested. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8026 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Civil |
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