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Título: Análise do comportamento estrutural de uma ponte ferroviária de concreto armado submetida a esforços de natureza dinâmica
Autor(es): Albuquerque, Filippi Seuanes Cavalcanti de
Kramar, Wagner Felipe
Orientador(es): Beghetto, Fernando Luiz Martinechen
Palavras-chave: Pontes ferroviárias
Dinâmica Estrutural
Método dos elementos finitos
Railroad bridges
Structural dynamics
Finite element method
Data do documento: 25-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALBUQUERQUE, Filippi Seuanes Cavalcanti de; KRAMAR, Wagner Felipe. Análise do comportamento estrutural de uma ponte ferroviária de concreto armado submetida a esforços de natureza dinâmica. 2015. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho consiste na análise do comportamento estrutural de uma ponte ferroviária de vão curto de concreto armado submetida a solicitações dinâmicas. A ponte é composta por duas vigas de concreto armado de seção “I” paralelas e bi apoiadas de concreto armado, a partir dos esforços e tensões a que ela esteja submetida devido ao carregamento de um veículo ferroviário, utilizando-se para isso o modelo de veículo ferroviário e a rotina computacional implementada por Beghetto (2006). As vigas que compõem a estrutura foram subdivididas em vinte elementos finitos de viga Euler-Bernoulli e as amplitudes das irregularidades dos trilhos, que constituem a fonte de excitação das forças dinâmicas, foram tomadas com um valor de 2,5mm. O problema foi analisado para uma faixa de velocidades do veículo ferroviário de 1 a 100km/h. Após isso, compararam-se os resultados encontrados com a análise dinâmica com os valores de uma análise pseudo-estática majorada pelo coeficiente de impacto dinâmico da NBR 7187 (ABNT, 2003). Nessa comparação, verificou-se que os valores encontrados para a análise dinâmica superaram os valores da análise pseudo-estática quando o veículo transita sobre a ponte em velocidades próximas à condição ressonante. Por outro lado, quando em velocidades distantes da condição ressonante, o coeficiente de impacto prescrito pela NBR 7187 (ABNT, 2003) atendeu às expectativas.
Abstract: This work dynamically analyzes the structural behavior of a railway bridge will short reinforced concrete composed of two "I" section beams parallel and bi supported, from the stresses and strains to which it is subject due to the load of a railway vehicle, using for this the rail vehicle and the computational routine implemented by Beghetto (2006).The beams that make up the structure have been subdivided into twenty finite element Euler-Bernoulli beam and the amplitude of irregularities of the rails were taken with a value of 2.5mm.The problem was analyzed for a speed range of the railway vehicle 1 to 100km/h.After that, we compare the results with the dynamic analysis with the values of a pseudo-static analysis increased by the dynamic impact coefficient of NBR 7187 (ABNT, 2003).In this comparison, it appears that the values found for the dynamic analysis outweigh the pseudo-static analysis of values when the vehicle moves on the bridge at nearly the speed resonant condition. On the other hand, when the resonant speeds far condition, the coefficient of impact prescribed by NBR 7187 (ABNT, 2003) meets expectations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8023
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