Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/801
Título: | Os teoremas de Stewart e de Heron e o cálculo da área de um triângulo em função dos lados |
Autor(es): | Oliveira, Carlos Alberto Maziozeki de |
Orientador(es): | Nós, Rudimar Luiz |
Palavras-chave: | Demonstração automática de teoremas Triângulo Geometria plana Matemática - Estudo e ensino Matemática Automatic theorem proving Triangle Geometry, Plane Mathematics - Study and teaching Mathematics |
Data do documento: | 7-Mar-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OLIVEIRA, Carlos Alberto Maziozeki de. Os teoremas de Stewart e de Heron e o cálculo da área de um triângulo em função dos lados. 2014. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | Organizou-se esta dissertação a partir da constatação de que teoremas de matemáticos como Matthew Stewart e Heron são pouco empregados nas aulas de matemática do ensino fundamental e médio. As contribuições desses matemáticos no cálculo das cevianas e da área de triângulos podem simplificar a solução de muitos problemas. Como ponto de partida, elaborou-se uma atividade extraclasse contendo quatro questões centradas no Teorema de Stewart e aplicou-se a mesma a três turmas do ensino m´edio do CPM-PR. A partir da análise dos resultados dessa atividade, definiu-se a pesquisa bibliográfica, a estrutura do texto e a organização de uma coleção de problemas aplicados. |
Abstract: | This dissertation was organized from the observation that mathematical theorems as Stewart’s theorem and Heron’s theorem are rarely used in mathematics classes in middle and high schools. The contributions of these mathematicians in calculating cevians and area of triangles can simplify the solution of many problems. As a starting point, we prepared one extracurricular activity containing four questions centered on Stewart’s theorem and applied the same in three high school classes of CPM-PR. From the analysis of the results of this activity, we defined the literature, the text structure and organization of a collection of applied problems. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/801 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROMAT_M_Oliveira, Carlos Alberto Maziozeki de_2014.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.