Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Carlos Alberto Maziozeki de-
dc.date.accessioned2014-04-24T16:36:59Z-
dc.date.available2014-04-24T16:36:59Z-
dc.date.issued2014-03-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carlos Alberto Maziozeki de. Os teoremas de Stewart e de Heron e o cálculo da área de um triângulo em função dos lados. 2014. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/801-
dc.description.abstractThis dissertation was organized from the observation that mathematical theorems as Stewart’s theorem and Heron’s theorem are rarely used in mathematics classes in middle and high schools. The contributions of these mathematicians in calculating cevians and area of triangles can simplify the solution of many problems. As a starting point, we prepared one extracurricular activity containing four questions centered on Stewart’s theorem and applied the same in three high school classes of CPM-PR. From the analysis of the results of this activity, we defined the literature, the text structure and organization of a collection of applied problems.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectDemonstração automática de teoremaspt_BR
dc.subjectTriângulopt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAutomatic theorem provingpt_BR
dc.subjectTrianglept_BR
dc.subjectGeometry, Planept_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleOs teoremas de Stewart e de Heron e o cálculo da área de um triângulo em função dos ladospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOrganizou-se esta dissertação a partir da constatação de que teoremas de matemáticos como Matthew Stewart e Heron são pouco empregados nas aulas de matemática do ensino fundamental e médio. As contribuições desses matemáticos no cálculo das cevianas e da área de triângulos podem simplificar a solução de muitos problemas. Como ponto de partida, elaborou-se uma atividade extraclasse contendo quatro questões centradas no Teorema de Stewart e aplicou-se a mesma a três turmas do ensino m´edio do CPM-PR. A partir da análise dos resultados dessa atividade, definiu-se a pesquisa bibliográfica, a estrutura do texto e a organização de uma coleção de problemas aplicados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Nós, Rudimar Luiz-
dc.contributor.advisor-co1Saito, Olga Harumi-
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROMAT_M_Oliveira, Carlos Alberto Maziozeki de_2014.pdf3,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.