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dc.creatorFernandes, Thiago Moreno
dc.date.accessioned2020-11-11T13:20:26Z-
dc.date.available2020-11-11T13:20:26Z-
dc.date.issued2019-07-16
dc.identifier.citationFERNANDES, Thiago Moreno. Uma avaliação numérica de métodos semi-empíricos de cálculo de pressão de falha de dutos corroídos. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8013-
dc.description.abstractOne of the most common modes of transport of the oil flow and its derivatives are the metal pipes. The main challenge of the pipeline network operators is to ensure the safety of the system with the maximization of its production capacity. Periodic inspections are essential to assessing pipeline integrity. Corrosion is one of the main problems that causes failures in pipeline structures. Semi-empirical analytical methods have been developed to calculate the rupture pressure of pipes subjected to external corrosion and are largely used due to its simplicity and speed. Numerical methods, particularly the Finite Element Method, have generated reliable results in relation to experimental tests and semi-empirical methods, besides allowing to evaluate more complex situations such as interactions between corrosion defects or combined loads, however, they are not largely employed as they require capable professionals and take a long time. This work aims to investigates the conservatism of the semi-empirical methods of calculation of failure pressure of pipelines with short corrosion defects by means of computational simulations. Numerical models are developed and compared with experimental tests to validate the simulations. A series of defects is modeled by varying the length of the defect and its depth. The physical and geometrical nonlinearity of the material is considered. It is noted that the results of the failure pressure obtained via the finite element method trend to approach the conservatism of the semi-empirical methods for any length and depth of the short corrosion defects. Each semi-empirical method presents a conservatism in function of the geometry of the corrosion defect.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOleodutos de petróleopt_BR
dc.subjectLocalização de falhas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectPressão - Testespt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitos - Programas de computadorpt_BR
dc.subjectCorrosão e anticorrosivospt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPetroleum pipelinespt_BR
dc.subjectFault location (Engineering)pt_BR
dc.subjectPressure - Testingpt_BR
dc.subjectFinite element method - Computer programspt_BR
dc.subjectCorrosion and anti-corrosivespt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleUma avaliação numérica de métodos semi-empíricos de cálculo de pressão de falha de dutos corroídospt_BR
dc.title.alternativeA numerical investigation of semi-empirical methods of calculation of failure pressure of corroded pipelinespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoUm dos modos de transporte mais utilizados para o escoamento de petróleo e seus derivados são os dutos metálicos. O principal desafio das operadoras de redes dutoviárias é garantir a segurança do sistema com a maximização da sua capacidade de produção. Inspeções periódicas são fundamentais para avaliar a integridade das tubulações. A corrosão é um dos maiores problemas causadores de falhas em estruturas de oleodutos e gasodutos. Métodos analíticos semi-empíricos foram desenvolvidos para calcular a pressão de ruptura de dutos sujeitos à corrosão externa e são utilizados amplamente devido à sua facilidade e rapidez. Os métodos numéricos, particularmente o Método dos Elementos Finitos, têm gerado resultados confiáveis em relação aos testes experimentais e aos métodos semi-empíricos, além de que permite avaliar situações mais complexas como interações de defeitos de corrosão ou carregamentos combinados, porém, não são tão empregados devido à necessidade de profissionais especializados para a sua utilização, bem como a sua análise mais demorada. Este trabalho investiga o conservadorismo de métodos semi-empíricos de cálculo de pressão de falha de dutos com defeitos curtos de corrosão por meio de simulações computacionais. Modelos numéricos são desenvolvidos e comparados com testes experimentais para validar as simulações. Uma série de defeitos é modelada por meio da variação do comprimento do defeito e da sua profundidade. É considerada a não linearidade física e geométrica do material. Constata-se que os resultados de pressão de falha obtidos por meio do método dos elementos finitos tendem a acompanhar o conservadorismo de métodos semi-empíricos para quaisquer comprimento e profundidade de defeitos curtos de corrosão. Cada método semiempírico apresenta um conservadorismo em função da geometria do defeito de corrosão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Abdalla Filho, João Elias
dc.contributor.referee1Abdalla Filho, João Elias
dc.contributor.referee2Alberti, Mauro Edson
dc.contributor.referee3Puppi, Rogério Francisco Kuster
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ENGENHARIA HIDRAULICA::HIDRAULICApt_BR
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