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dc.creatorAlmeida, Bruno Loredo
dc.creatorVoziniak, Rafaela
dc.date.accessioned2020-11-11T13:20:07Z-
dc.date.available2020-11-11T13:20:07Z-
dc.date.issued2019-07-12
dc.identifier.citationALMEIDA, Bruno Loredo; VOZINIAK, Rafaela. Contribuição ao estudo da autocicatrização em argamassas de cimento Portland. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8003-
dc.description.abstractBoth concrete and structural mortar are wildly used in construction and they are subjected to all kinds of loads that the structure is exposed. It’s known that both materials support a much smaller tensile strength when compared to the compression strength. The occurrence of fissures increases when factors such as loads, climate conditions, external agents, material quality and human action are put together. The present paper presents a contribution to the appearance of fissures, being the application of a self-healing concrete additive as the study object. 90 prismatic specimens made of mortar were produced for the study, in the three different mixtures: a reference mixture, a mixture using catalyzer A and a mixture using catalyzer B. These specimens were subjected to a tensile strength test using a maximum load of 90% the rupture tension values, mechanically inducing fissure. Later, the same specimens remained either in a moist curing chamber or submerged in water for 90 days to induce the selfhealing process. SEM and absorption tests were performed to evaluate possible results from components A and B. Using statistical analyses, it was possible to observe that component B absorbed less water than the reference mixture, whereas the other hasn’t shown results that could lead to the same conclusions. SEM testing accomplished its main goal which was to present imaging where self-healing process formations could be identified, although not being possible to quantify results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArgamassapt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectMicroscopia - Análisept_BR
dc.subjectCimento Portlandpt_BR
dc.subjectConcreto - Testespt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectMortarpt_BR
dc.subjectConcretept_BR
dc.subjectMicroscopy - Analysispt_BR
dc.subjectPortland cementpt_BR
dc.subjectConcrete - Testingpt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleContribuição ao estudo da autocicatrização em argamassas de cimento Portlandpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO concreto e a argamassa estrutural são largamente utilizados na construção civil, sendo solicitados a todos os tipos de esforços e agentes externos aos quais a estrutura está exposta. Sabe-se que ambos possuem resistência à tração consideravelmente inferior quando comparada aos valores de resistência à compressão. Quando somados os efeitos dos esforços, as condições climáticas, a ação de agentes externos, a qualidade do material e a ação humana, as chances de formação de fissuras nas estruturas aumentam. O presente trabalho tem como intuito contribuir no estudo da formação de fissuras, sendo o uso de aditivo autocicatrizante o objeto de estudo. Para este estudo, foram moldados 90 corpos de prova prismáticos de argamassa, divididos em 3 traços: um traço piloto, um com um catalizador cristalino denominado A e outro com um catalizador cristalino denominado B, catalizadores estes encontrados no mercado nacional. Estes corpos de prova foram ensaiados ao esforço de tração na flexão até uma carga correspondente a 90% da tensão de ruptura, induzindo mecanicamente a fissuração. Após esta etapa, os objetos de análise deste trabalho permaneceram, durante 90 dias, em câmara úmida ou submersos em recipientes para induzir o processo de autocicatrização. Para avaliar os resultados dos componentes A e B, ensaios de absorção e MEV foram realizados. Com análise estatística foi possível observar que o componente B absorveu menos água que o traço-piloto, enquanto outro não esteve dentro de uma margem segura para esta conclusão. Em relação ao MEV, o ensaio cumpriu o que era esperado: registrar imagens de alta definição onde fosse possível identificar formações que se supõe serem do processo de autocicatrização, ainda que não seja possível quantificá-lo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Arthur
dc.contributor.referee1Medeiros, Arthur
dc.contributor.referee2Lima, Adauto José Miranda de
dc.contributor.referee3Jochem, Lidiane Fernanda
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
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