Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7998
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Sabrina Rodrigues dos | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T13:19:59Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T13:19:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Sabrina Rodrigues dos. Viabilidade econômico-financeira da implantação de um sistema fotovoltaico conectado à rede nos terminais e estações tubo do sistema de transporte público de Curitiba e análise de custos da implantação de uma frota elétrica de ônibus. 2018. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7998 | - |
dc.description.abstract | In May 2018, with the truck drivers' strike, the dependence of fossil fuels on the transportation sector in Brazil proved to be extreme, making it impossible to operate public transportation in several cities of the country, among them Curitiba. Enabling alternatives to increase urban resilience through the implementation of new sources of energy for the supply of vehicles is necessary. Among the possibilities are the greater use of electric vehicles. The objective of this work is to study the economic and financial viability of the implantation of a grid-connected photovoltaic system in bus terminals and tube stations of the public transport system of Curitiba in order to use the electric energy generated by the system to supply a composite fleet entirely by vehicles powered by electricity. For this, economic engineering tools were used to study the economic-financial feasibility from the energy consumption of the terminals and tube stations, as well as the electric vehicles. Through this study, it was possible to conclude that the implementation of the grid-connected photovoltaic system is viable and that the long-term costs of the electric vehicles are lower than the costs with the vehicles of the current fleet. It is believed that the replacement of electric vehicles in the Curitiba bus fleet contributes to other benefits besides the lower cost of operation, for example: a less noisy environment, less atmospheric pollutants, and possibly an impact on the final value of the bus fare. collective transportation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de energia fotovoltaica | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject | Trolebus | pt_BR |
dc.subject | Photovoltaic power systems | pt_BR |
dc.subject | Urban transportation | pt_BR |
dc.subject | Trolley buses | pt_BR |
dc.title | Viabilidade econômico-financeira da implantação de um sistema fotovoltaico conectado à rede nos terminais e estações tubo do sistema de transporte público de Curitiba e análise de custos da implantação de uma frota elétrica de ônibus | pt_BR |
dc.title.alternative | Economic and financial viability of the implementation of a grid-connected photovoltaic system at the bus terminals and bus stops (tube stations) of the public transport system of Curitiba and cost analysis and cost analysis [SIC] of the implementation of an electric bus fleet | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Em maio de 2018, com a greve dos caminhoneiros, a dependência dos combustíveis fósseis no setor de transportes o Brasil se revelou extrema, impossibilitando o funcionamento do transporte público em várias cidades do país, dentre elas Curitiba. Viabilizar alternativas para aumentar a resiliência urbana através da implementação de novas fontes de energia para o abastecimento dos veículos se mostra necessária. Entre as possibilidades estão a maior utilização de veículos elétricos. Diante disto, este trabalho tem como objetivo estudar a viabilidade econômico-financeira da implantação de um sistema fotovoltaico conectado à rede em terminais e estações tubo do sistema de transporte público de Curitiba a fim de utilizar a energia elétrica gerada pelo sistema para abastecer uma frota composta inteiramente por veículos movidos a eletricidade. Para isto, foram utilizadas ferramentas da engenharia econômica para o estudo da viabilidade econômico-financeira a partir do consumo de energia dos terminais e estações tubo, assim como dos veículos elétricos. Através deste estudo, foi possível concluir que a implantação do Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede é viável e que os custos a longo prazo dos veículos elétricos são menores que os custos com os veículos da frota atual. Acredita-se que a substituição por veículos elétricos na frota de ônibus de Curitiba contribua com outros benefícios além do custo mais baixo de operação, como por exemplo: um ambiente menos ruidoso, menos poluentes atmosféricos, e possivelmente, impacto no valor final da tarifa do transporte coletivo. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gadda, Tatiana Maria Cecy | |
dc.contributor.referee1 | Gadda, Tatiana Maria Cecy | |
dc.contributor.referee2 | Corrêa, Janine Nicolosi | |
dc.contributor.referee3 | Prestes, Olga Mara | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COECI_2018_2_14.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.