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dc.creatorSilveira, Thiago Carvalho dos Reis
dc.date.accessioned2020-11-11T13:19:51Z-
dc.date.available2020-11-11T13:19:51Z-
dc.date.issued2017-06-29
dc.identifier.citationSILVEIRA, Thiago Carvalho do Reis. Avaliação de qualidade do transporte público de Curitiba sob a ótica do usuário, de operação e do órgão gestor. 2017. 184 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7993-
dc.description.abstractCuritiba was pioneer in developing a fully integrated mass transportation system and in orienting city’s growth through structural lanes, therefore, became a global reference in urban mobility. Nonetheless, it’s system has been facing a decrease in ridership and, consequentially, an increase in the operational fare. The main goal of this study was to evaluate perceived quality through a multi-level analysis to find the main points of action that could to lead to a better scenario. For user and operational point of view, analysis was conducted by breaking the system down in component factors of transportation quality. Surveys and collected field data were then analysed by Highway Capacity Manual (2010) and Ferraz and Torres (2004) methodologies. The obtained data was compared to generate an overview representing the public management side. From this perspective, is crucial to provide information as such relative importance regarding public transportation factors in a user angle, therefore, fare, safety, service frequency, public transportation connectivity, reliability, transit-auto travel time and measures of comfort were found with a high importance. Non-user perceived quality data was also collected and then compared to user standpoint to better understand the possible infrastructure improvements and policy campaigns that could rise ridership levels. Finally, fare, safety and passenger load are currently the main points of interest for infrastructure improvements and transit-auto travel time and service frequency could be a source for police campaigns leading to user better understanding of the system’s level of service.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectTransportes - Controle de qualidadept_BR
dc.subjectTransportes - Trânsito de passageirospt_BR
dc.subjectSistemas de transportes Publico - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectTransportationpt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subjectTransportation - Quality controlpt_BR
dc.subjectTransportation - Passenger trafficpt_BR
dc.subjectPublic Transportation System - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleAvaliação de qualidade do transporte público de Curitiba sob a ótica do usuário, de operação e do órgão gestorpt_BR
dc.title.alternativePerceived quality evaluation of Curitiba’s public mass transportation system through user, operation and public management standpointspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCuritiba foi pioneira ao desenvolver um sistema de transporte público integrado e ao orientar o ritmo de crescimento da cidade por meio de eixos estruturais, o que a elevou ao status de referência mundial no que concerne à mobilidade urbana. Mesmo assim, este vem enfrentando um declínio no número de passageiros transportados e, por consequência, um aumento na tarifa técnica. O principal objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade percebida por meio de uma análise multicritério a fim de encontrar os principais pontos de melhoria que poderiam levar a um panorama mais favorável. Nas visões do usuário e operacional, o sistema foi dividido em fatores componentes da qualidade no transporte, sendo os dados obtidos por meio de survey e coleta de campo. Estes dados foram analisados de acordo com as metodologias elaboradas pelo Highway Capacity Manual (2010) e por Ferraz e Torres (2004). Os resultados foram, então, comparados de forma a gerar um panorama geral do sistema representando a visão do órgão gestor. Nesta perspectiva, conhecer a importância relativa dos fatores componentes de acordo com a visão do usuário é crucial, dessa forma, tarifa, segurança, frequência de atendimento, conectividade, confiabilidade, tempo de viagem e conforto são os requisitos com maior peso na satisfação. Dados relativos à qualidade percebida do não usuário foram também coletados e comparados à percepção dos usuários de forma a melhor entender quais possíveis melhorias de infraestrutura e ações de marketing poderiam levar a um aumento no número de passageiros. Finalmente, tarifa, segurança e índice de lotação são atualmente os principais pontos com necessidade de melhoria de infraestrutura e tempo de viagem e frequência de atendimento podem servir como fonte de campanhas públicas auxiliando o usuário a melhor entender o nível de serviço do sistema.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Scandelari, Vanessa do Rocio Nahhas
dc.contributor.referee1Scandelari, Vanessa do Rocio Nahhas
dc.contributor.referee2Lima, Adauto José Miranda de
dc.contributor.referee3Romano, César Augusto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
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