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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7986
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Boaron, Carlos Eduardo | |
dc.creator | Teixeira, Luis Filipe Rodrigues | |
dc.creator | Pereira, Pedro Henrique | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T13:19:41Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T13:19:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-05 | |
dc.identifier.citation | BOARON, Carlos Eduardo; TEIXEIRA, Luis Felipe Rodrigues; PEREIRA, Pedro Henrique. Estudo de viabilidade técnica para implantação de faixa adicional na rodovia BR-277 entre os Kms 111 e 113 no sentido oeste. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7986 | - |
dc.description.abstract | Being the main route for grain transportation in the state of Paraná, the BR-277presents in a large part of its extension, the traffic of loaded trucks that, due to the performance characteristics, in steeper slopes, trucks reduce the speed of operation and cause the formation of platoons. This results in increases in travel time, in the operational cost of the vehicle and in the possibility of accidents. A relatively simple and inexpensive solution to this problem is the additional lane, ancillary to the rolling lane and intended for heavy vehicle traffic. Therefore, the objective of this work is to evaluate the technical viability for the implementation of an additional lane in the BR- 277, in a slope located between the kilometer marks 111 and 113 in the western direction, based on the criteria established by ASSHTO. Based on the recommendations of the HCM and the DNIT, the critical length of the ramp, the volume at the project time, and the corresponding service level in the stretch were analyzed in order to establish the current traffic conditions. Through the results obtained in both recommendations, it was observed that the criteria of the ASSHTO are met. In this way, it becomes feasible to deploy an additional lane in the studied slope, which would provide road users more safety and comfort. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Rodovias | pt_BR |
dc.subject | Rodovias - Medidas de segurança | pt_BR |
dc.subject | Rodovias - Interferências e interseções | pt_BR |
dc.subject | Roads | pt_BR |
dc.subject | Roads - Safety measures | pt_BR |
dc.subject | Roads - Interchanges and intersections | pt_BR |
dc.title | Estudo de viabilidade técnica para implantação de faixa adicional na rodovia BR-277 entre os Kms 111 e 113 no sentido oeste | pt_BR |
dc.title.alternative | Study of the technical viability for the implementation of an additional lane on highway BR 277 between kms 111 and 113 westbound | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Atuando como a principal via para o transporte de grãos do estado do Paraná, a BR- 277 apresenta em grande parte de sua extensão o tráfego de caminhões carregados que, devido às características de desempenho, em aclives mais acentuados reduzem a velocidade de operação e provocam a formação de pelotões. Disso decorrem acréscimos no tempo de viagem, no custo operacional do veículo e na possibilidade de acidentes. Uma solução relativamente simples e barata para este problema é a faixa adicional, elemento auxiliar à faixa de rolamento e destinada ao tráfego de veículos pesados. Pelo exposto, este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica para a implantação de uma faixa adicional na BR-277, em um aclive situado entre os marcos quilométricos 111 e 113 no sentido oeste, a partir dos critérios estabelecidos pela ASSHTO. Com base em recomendações do HCM e do DNIT, analisou-se o comprimento crítico da rampa, o volume na hora de projeto, bem como o nível de serviço correspondente no trecho, a fim de estabelecer as condições de tráfego atuais. Através dos resultados obtidos em ambas as recomendações, observou-se que os critérios da ASSHTO são atendidos. Dessa forma, torna-se viável implantar uma faixa adicional no aclive estudado, que proporcionaria aos usuários da via mais segurança e conforto. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Domingos, Matheus David Inocente | |
dc.contributor.referee1 | Domingo, Matheus David Inocente | |
dc.contributor.referee2 | Lima, Adauto José Miranda de | |
dc.contributor.referee3 | Silva Junior, Roberto Gregorio da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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