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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoaron, Carlos Eduardo
dc.creatorTeixeira, Luis Filipe Rodrigues
dc.creatorPereira, Pedro Henrique
dc.date.accessioned2020-11-11T13:19:41Z-
dc.date.available2020-11-11T13:19:41Z-
dc.date.issued2018-12-05
dc.identifier.citationBOARON, Carlos Eduardo; TEIXEIRA, Luis Felipe Rodrigues; PEREIRA, Pedro Henrique. Estudo de viabilidade técnica para implantação de faixa adicional na rodovia BR-277 entre os Kms 111 e 113 no sentido oeste. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7986-
dc.description.abstractBeing the main route for grain transportation in the state of Paraná, the BR-277presents in a large part of its extension, the traffic of loaded trucks that, due to the performance characteristics, in steeper slopes, trucks reduce the speed of operation and cause the formation of platoons. This results in increases in travel time, in the operational cost of the vehicle and in the possibility of accidents. A relatively simple and inexpensive solution to this problem is the additional lane, ancillary to the rolling lane and intended for heavy vehicle traffic. Therefore, the objective of this work is to evaluate the technical viability for the implementation of an additional lane in the BR- 277, in a slope located between the kilometer marks 111 and 113 in the western direction, based on the criteria established by ASSHTO. Based on the recommendations of the HCM and the DNIT, the critical length of the ramp, the volume at the project time, and the corresponding service level in the stretch were analyzed in order to establish the current traffic conditions. Through the results obtained in both recommendations, it was observed that the criteria of the ASSHTO are met. In this way, it becomes feasible to deploy an additional lane in the studied slope, which would provide road users more safety and comfort.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectRodovias - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectRodovias - Interferências e interseçõespt_BR
dc.subjectRoadspt_BR
dc.subjectRoads - Safety measurespt_BR
dc.subjectRoads - Interchanges and intersectionspt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade técnica para implantação de faixa adicional na rodovia BR-277 entre os Kms 111 e 113 no sentido oestept_BR
dc.title.alternativeStudy of the technical viability for the implementation of an additional lane on highway BR 277 between kms 111 and 113 westboundpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtuando como a principal via para o transporte de grãos do estado do Paraná, a BR- 277 apresenta em grande parte de sua extensão o tráfego de caminhões carregados que, devido às características de desempenho, em aclives mais acentuados reduzem a velocidade de operação e provocam a formação de pelotões. Disso decorrem acréscimos no tempo de viagem, no custo operacional do veículo e na possibilidade de acidentes. Uma solução relativamente simples e barata para este problema é a faixa adicional, elemento auxiliar à faixa de rolamento e destinada ao tráfego de veículos pesados. Pelo exposto, este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica para a implantação de uma faixa adicional na BR-277, em um aclive situado entre os marcos quilométricos 111 e 113 no sentido oeste, a partir dos critérios estabelecidos pela ASSHTO. Com base em recomendações do HCM e do DNIT, analisou-se o comprimento crítico da rampa, o volume na hora de projeto, bem como o nível de serviço correspondente no trecho, a fim de estabelecer as condições de tráfego atuais. Através dos resultados obtidos em ambas as recomendações, observou-se que os critérios da ASSHTO são atendidos. Dessa forma, torna-se viável implantar uma faixa adicional no aclive estudado, que proporcionaria aos usuários da via mais segurança e conforto.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Domingos, Matheus David Inocente
dc.contributor.referee1Domingo, Matheus David Inocente
dc.contributor.referee2Lima, Adauto José Miranda de
dc.contributor.referee3Silva Junior, Roberto Gregorio da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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