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dc.creatorRezende, Arthur Hiratsuka
dc.date.accessioned2020-11-11T13:19:40Z-
dc.date.available2020-11-11T13:19:40Z-
dc.date.issued2018-12-12
dc.identifier.citationREZENDE, Arthur Hiratsuka. Eficiência de ligação semirrígida aplicada em concreto pré-moldado. 2018. 137 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7985-
dc.description.abstractThe adoption of construction systems, based on precast concrete, is recurrent in structures built in Brazil. With the adoption of precast concrete structures in buildings, that are increasingly slender or that seek a structure with greater rigidity (and, therefore, less occurrence of cracks and deformations in the elements, structural or not), there are considerations necessary in the structural analysis to allow the materialization of the project. The introduction of hybrid connections between beams and pillars is a solution that contributes to the structure stiffening, impacting the redistribution of stresses between its component elements, the displaceability of the structure and the overall stability of the structure. Since the calculation method to obtain the connection's stiffness, to negative bending moment, was included only in the latest version of the Brazilian standard, a comparison was made between two calculation methods: by the displayed in the Brazilian standard and by the Method of Components, in order to analyze how conservative (in favor of security) are the current standard. The present work also studied the effect promoted by this type of connection between elements, thought computer modeling combined with theparametric analysis, in precast concrete structures. The present work looks up for the results of internal forces of bending moment (on beams and pillar base), structure displacements (in service) and global stability (analyzed by yz). coefficient). Also, a study was conducted on the rotation restriction factor (as provided in the standard) of semi-rigid connections, to estimate the bending moment on the ends of the linked beam, with hybrid connections. Finally, it's disposed on the simplifying hypotheses and design parameters adopted, as well as on the applicability (and difficulties) of using the provisions in the Brazilian standards used.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConcreto pré - moldadopt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectConcreto - Expansão e contraçãopt_BR
dc.subjectPrecast concretept_BR
dc.subjectBuildingpt_BR
dc.subjectConcrete - Expansion and contractionpt_BR
dc.titleEficiência de ligação semirrígida aplicada em concreto pré-moldadopt_BR
dc.title.alternativeEfficiency of hybrid connection on precast concretept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA adoção de sistemas construtivos, baseados em concreto pré-moldado, é recorrente em estruturas construídas no Brasil. Com a adoção desse sistema em edificações cada vez mais esbeltas ou que almejam uma estrutura com maior rigidez (e, por conseguinte, menor ocorrência de fissuras e deformações nos elementos, estruturais ou não), são necessárias considerações na análise estrutural que permitam a materialização do projeto. A introdução de ligações semirrígidas, entre vigas e pilares pré-moldados, é uma solução que contribui no enrijecimento da estrutura, impactando na redistribuição de esforços entre seus elementos componentes, na deslocabilidade da estrutura e na estabilidade global da mesma. Uma vez que o cálculo da rigidez secante da ligação, ao momento fletor negativo, só foi incluído na última versão da norma ABNT NBR 9062:2017, realizou-se uma comparação entre metodologias de cálculo: entre o disposto na norma pertinente e através do Método dos Componentes, de forma a analisar o quão conservadora (a favor da segurança) é a norma vigente. No presente trabalho também se estudam os efeitos promovidos por esse tipo de ligação entre elementos, através de modelagem computacional aliada à analises paramétricas, nas estruturas pré-moldadas. Foi dado enfoque nos resultados de esforços solicitantes de momento fletor (nas vigas e na base dos pilares), de deslocabilidade da estrutura (em serviço) e de estabilidade global (analisada pelo coeficiente yz). No presente trabalho expõe-se um estudo realizado sobre o fator de restrição a rotação (conforme disposto em norma) de ligações semirrígidas, para fins de estimativa do momento fletor que atuará na ligação. Por fim, comenta-se sobre as hipóteses simplificadoras e parâmetros de projeto adotados bem como se discorre sobre a aplicabilidade (e as dificuldades) de se empregar o disposto nas normas utilizadas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gutstein, Daniela
dc.contributor.advisor-co1Kimura, Érica Fernanda Aiko
dc.contributor.advisor-co1Ferrari, Hercílio Alencar
dc.contributor.referee1Gutstein, Daniela
dc.contributor.referee2Kimura, Érica Fernanda Aiko
dc.contributor.referee3Ferrari, Hercílio Alencar
dc.contributor.referee4Stramandinoli, Renata Sá Brito
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
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