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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7974
Título: | Estudo de viabilidade técnica da produção de blocos de concreto de alta resistência com uma blenda de PE+PET para uso em pavimentação intertravada |
Título(s) alternativo(s): | Study of the technical feasibility of the production of highly-resistant concrete paving blocks with a PE+PET blend for application on interlocking concrete block pavements |
Autor(es): | Lazzeris, Filipe Derkacz Alionço, Hugo Duarte, Thiago Roberto Schuertes |
Orientador(es): | Domingos, Matheus David Inocente |
Palavras-chave: | Blocos de concreto Pavimentos Agregados (Materiais de construção) Resistência de materiais Concrete blochs Pavements Aggregates (Building materials) Strength of materials |
Data do documento: | 12-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LAZZERIS, Filipe Derkacz; ALIONÇO, Hugo; DUARTE, Thiago Roberto Schuertes. Estudo de viabilidade técnica da produção de blocos de concreto de alta resistência com uma blenda de PE+PET para uso em pavimentação intertravada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | Diferentemente de países estrangeiros como a África do Sul, a pavimentação de vias urbanas e rodovias com blocos de concreto (ou pavers) no Brasil ainda tem uma aplicação limitada, o que pode ser explicado por fatores como a falta de dados técnicos confiáveis sobre o desempenho destes pavimentos e questões culturais. Um dos principais problemas de pesquisa reside na identificação dos quantitativos e dos tipos de plásticos mais apropriados para uso em concretos de alta resistência, uma vez que os resíduos plásticos geralmente acarretam reduções na resistência do concreto à compressão (fpk) e a presença destes materiais alternativos pode inviabilizar o emprego dos pavers em vias com tráfegos leve (fpk mínimo de 35 MPa) e pesado (fpk mínimo de 50 MPa). No intuito de sanar tais questões e fomentar a reciclagem de plásticos e a construção de pavimentos com blocos de concreto, o presente estudo avaliou a viabilidade técnica da adição de uma blenda de PE+PET processada industrialmente e em teores iguais a 1, 2, 3, 4, 5 e 10% em volume (traços T1, T2, T3, T4, T5 e T6, respectivamente) no traço de um concreto padrão T0, em substituição à parte da fração miúda dos agregados. A dosagem do traço T0 foi feita segundo protocolos de normas norte-americanas, e os ensaios básicos definidos pela norma brasileira NBR 9781 – resistência à compressão e absorção de água (Ab), ambos aos 28 dias de cura – foram conduzidos nos pavers de “16 faces” e categorizados como “Tipo I”. Agregados de gnaisse e com uma abrasão Los Angeles de 20,9% foram selecionados, e a blenda de PE+PET foi fornecida no formato de pellets. Apesar das reduções aproximadamente lineares de fpk no concreto padrão com o aumento do teor de PE+PET, não houve impactos significativos nos resultados dos traços T1 e T2 (fpk diminuiu de 44 para 39 MPa, em valores arredondados), o que viabilizaria a sua aplicação em pavimentos com tráfego leve (fpk ≥ 35 MPa segundo a NBR 9781). No caso da absorção de água, todos os resultados de Ab estão situados abaixo do limite máximo de 6% e sugerem que os traços seriam capazes de suportar ciclos de gelodegelo sem causar danos à resistência do concreto. Ainda, a presença do PE+PET não causou incrementos ou reduções expressivas de Ab porque todos os valores oscilaram entre 2,1 e 3,2% para os traços considerados. Desta maneira, verifica-se que o uso de agregados plásticos em blocos de concreto para pavimentação é tecnicamente viável, desde que o tipo adequado de plástico seja escolhido e os teores sejam compatíveis com as resistências mínimas requeridas para o concreto. |
Abstract: | Differently from foreign countries such as South Africa, the applications of Concrete Paving Blocks (CBP’s) on urban streets and rural roads are still fairly limited. This may be attributed to the lack of reliable technical data about the performance of such blocks as wearing surfaces of pavements, as well as cultural aspects. One of the most critical problems of research is the identification of the most appropriate amounts and types of plastics for use on highly-resistant concretes, since these plastics typically lead to reductions in the compressive strength of the concrete (fpk) and their presence may avoid the application of CBP’s on pavements subjected to light traffic (minimum fpk of 35 MPa) and heavy traffic (minimum fpk of 50 MPa). In an attempt to solve such issues and encourage the recycling of plastics and the construction of pavements with CBP’s, the present investigation aimed at evaluating the technical feasibility of the addition of an industrially processed PE+PET blend on an ordinary Portland cement concrete trace T0 and at contents equal to 1, 2, 3, 4, 5 and 10% by volume (T1, T2, T3, T4, T5 and T6 traces, respectively). This replacement was made on the fine fraction of the aggregates, and the dosage of the trace T0 was made according to American standards. The basic laboratory tests performed on the CBP’s and established by the Brazilian NBR 9781 standard included the compressive strength and the water absorption (Ab), both after 28 days of curing. The CBP’s are classified as “Type I” and “16-faces” according to this same standard. Gnaisse aggregates and with a Los Angeles abrasion of 20.9% were selected, and the PE+PET blend was provided as pellets. Despite the approximately linear reductions in fpk with increasing PE+PET content, there were no great impacts on the outcomes of the T1 and T2 traces (fpk decreased from about 44 MPa to 39 MPa), and this could allow their use on pavements subjected to light traffic. With respect to the water absorption, all the results of Ab are placed below the máximum limit of 6%, and they suggest that the CBP’s would be able to deal with freezingthawing cycles without causing significant damage to the resistance of the concrete. In addition, the presence of PE+PET did not cause marked increases or decreases in Ab because the results varied from 2.1 to 3.2% for all the traces studied here. Therefore, it can be observed that the use of plastic aggregates on CBP’s is technically feasible, provided that the correct type of plastic is selected and its contents be compatible with the minimum required resistances for the concrete. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7974 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Civil |
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