Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Adão Regis-
dc.date.accessioned2014-04-15T21:50:28Z-
dc.date.available2014-04-15T21:50:28Z-
dc.date.issued2014-03-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Adão Regis. Teorema de Tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividades. 2014. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/791-
dc.description.abstractIn this work we identify the goals and guidelines the National Curriculum Guidelines, the third and fourth cycles, on the study of geometry. We searched on the Biography of Thales of Miletus, where we do a story, and history of the region, the era in which he lived, we count some of their deeds, and enumerate the theorems whose statements are allocated. We analyzed six textbooks in 9th grade of elementary school, comprising the National Plan of Didactic Book 2014, observed how the geometry is crafted, and what activities and statements made with respect to the Thales’ Theorem. We use and recommend the Geogebra software for the study of geometry. We propose diversified activities for use in the classroom when the Thales’ Theorem is working. We suggest a demonstration of Thales’ Theorem, where we use the definition of the triangle area, and properties of the parallelogram.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectDemonstração automática de teoremaspt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectSemelhança (Geometria)pt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAutomatic theorem provingpt_BR
dc.subjectGeometry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectSimilarity (Geometry)pt_BR
dc.subjectEducational softwarept_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleTeorema de Tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho identificamos os objetivos e as orientações nos Parâmetros Curriculares Nacionais, do terceiro e quarto ciclos, sobre o estudo da Geometria. Pesquisamos sobre a Biografia de Tales de Mileto, onde fazemos um relato, da região e história, da época em que ele viveu, contamos alguns de seus feitos, e enumeramos os teoremas cujas demonstrações lhe são atribuídas. Analisamos seis livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental, que integram o Plano Nacional do Livro Didático 2014, observamos a forma como a Geometria é trabalhada, e quais as demonstrações e atividades apresentadas em relação ao Teorema de Tales. Usamos e recomendamos o software Geogebra para o estudo da Geometria. Propomos atividades diversificadas, para serem utilizadas em sala de aula, quando o Teorema de Tales for trabalhado. Sugerimos uma demonstração para o Teorema de Tales, onde utilizamos a definição de área do triângulo, e as propriedades do paralelogramo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Tocha, Neusa Nogas-
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Pereira, Adão Regis_2014.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.