Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7861
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Diego Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T12:55:13Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T12:55:13Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-01 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Diego Ferreira da. A importância da prática do futebol no processo de desenvolvimento social das crianças. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7861 | - |
dc.description.abstract | Childhood is understood as a period of great importance for the child's social development. One of the strategies used to further develop this phase is through sports, for as organized physical activity is important both for the physical, motor, social and psychological children. One of the sports that favor these relationships is football. This study aimed to analyze the importance of football in the social development process of children participating in two private academies of sport initiation; It has also sought to verify the insertion of Football in everyday life of children and their influences for coexistence and respect in society. For this, we used a qualitative approach in which data collection was done by applying a semistructured questionnaire. This research was conducted with 12 participants in total, 10 parents and two coaches practitioners of the sport children. We used the Software Atlas.ti 7 to analyze qualitative data which generated a database with answers. Based on the data collected can be concluded that the practice of football is very important in the social development process of children, because the answers highlighted the important contribution that the practice has had on relations with others and with their own parents and coaches, where become more sociable, they have come to respect the rules better, to have more discipline, and go to have more fellowship with others, learn to manage the victories and defeats and to behave better. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento social | pt_BR |
dc.subject | Futebol infantil | pt_BR |
dc.subject | Esportes para crianças | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento social - Crianças | pt_BR |
dc.subject | Progress | pt_BR |
dc.subject | Soccer for children | pt_BR |
dc.subject | Sports for children | pt_BR |
dc.subject | Progress - Childrens | pt_BR |
dc.title | A importância da prática do futebol no processo de desenvolvimento social das crianças | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A infância é entendida como um período de grande importância para o desenvolvimento social da criança. Uma das estratégias utilizadas para melhor desenvolver essa fase é através dos esportes, pois enquanto atividade física organizada é importante tanto para o desenvolvimento físico, motor, social como psicológico das crianças. Um dos esportes que favorecem essas relações é o Futebol. O presente estudo teve como objetivo analisar a importância do Futebol no processo de desenvolvimento social das crianças participantes de duas escolinhas particulares de iniciação esportiva; buscou ainda verificar a inserção do Futebol no cotidiano das crianças e suas influências para a convivência e a relação em sociedade. Para isso, utilizou-se uma metodologia qualitativa na qual a coleta de dados foi feita com a aplicação de um questionário semiestruturado. Esta pesquisa foi realizada com 12 participantes no total, sendo 10 pais e 2 treinadores de crianças praticantes da modalidade. Utilizou-se o Software Atlas.ti 7 para analisar os dados qualitativos o qual gerou um banco de dados com as respostas. Baseado nos dados coletados pode-se concluir que a prática do Futebol tem muita importância no processo de desenvolvimento social das crianças, pois as respostas evidenciaram a importante contribuição que a prática teve nas relações com os demais e com os próprios pais e treinadores, onde se tornaram mais sociáveis, passaram a respeitar melhor as regras, a terem mais disciplina, além de passarem a ter mais companheirismo com os demais, aprender a administrar as vitórias e as derrotas e a se comportarem melhor. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Afonso, Gilmar Francisco | |
dc.contributor.referee1 | Afonso, Gilmar Francisco | |
dc.contributor.referee2 | Afonso, Carlos Alberto | |
dc.contributor.referee3 | Legnani, Elto | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COEFI_2015_1_12.pdf | 595,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.