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dc.creatorKajiwara, Hiroshi
dc.date.accessioned2020-11-11T12:54:12Z-
dc.date.available2020-11-11T12:54:12Z-
dc.date.issued2015-02-09
dc.identifier.citationKAJIWARA, Hiroshi. Análise da psicomotricidade em crianças praticantes de Taiko comparado a não praticantes. 2015. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7830-
dc.description.abstractStudies show different ways to assess psychomotor profile of children that are and not engaged in physical activities. Though there are several studies evaluating children, we found no studies that show the benefits of the practice of "Taiko", Japanese term used to refer specifically to the Japanese drum, in psychomotor development. The objective of the study was to evaluate the effect and the influence of Taiko practice towards the psychomotor development and compare with children with low socioeconomic status. Participants were seven children of both sexes, in the range 7-11 years (9.9 ± 1.44) old. For the evaluation of the participants, was used a psychomotor battery that assesses seven psychomotor domains: tone, balancing, laterality, body concept, spacetime structure, global praxis and fine praxis; according to the performance of each child. The scores for the domains range between 1-4; 1 refers to the apraxic profile, 2 to dyspraxic, 3 to eupraxic and 4 to the hyperpraxic. The domains with highest proportion of hyperpraxics characteristics were the balancing (100%) and the notions of the body (57%), with highest proportion of eupraxics characteristics were global praxis (86%), lateralization and space-time structure (both 57%). Comparison showed that the Taiko practitioners have good level of psychomotor development compared to children of low socioeconomic status. However, due to the study’s lineation, cannot be established a relationship of cause and effect. The practice of Taiko seems to favor psychomotor development at appropriate levels.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCapacidade motora em crianças - Testespt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPsicologia do movimentopt_BR
dc.subjectMotor ability in children - Testingpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectMovement, Psychology ofpt_BR
dc.titleAnálise da psicomotricidade em crianças praticantes de Taiko comparado a não praticantespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEstudos mostram formas diferentes de avaliar o perfil psicomotor de crianças praticantes e não praticantes de atividades físicas. Apesar de existirem vários estudos avaliando crianças, não encontramos estudos que mostrem os benefícios da prática de “Taiko”, termo em japonês utilizado para referenciar especificamente ao tambor japonês, no desenvolvimento psicomotor. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito e a influência da prática de Taiko para com o desenvolvimento psicomotor e comparar com crianças de baixo nível socioeconômico. Participaram do estudo sete crianças de ambos os sexos, na faixa de 7 a 11 anos (9,9±1,44) de idade. Para a avaliação dos participantes, foi utilizada uma bateria psicomotora que avalia sete domínios psicomotores: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espaço-temporal, praxia global e praxia fina; de acordo com o desempenho de cada criança. A pontuação para os domínios varia de 1 a 4; 1 refere-se ao perfil apráxico, 2 ao dispráxico, 3 ao eupráxico e 4 ao hiperpráxico. Os domínios com maior proporção de indivíduos hiperpráxicos foram os de equilibração (100%) e noção do corpo (57%), com maior proporção de eupráxicos foram praxia global (86%), lateralização e estruturação espaço-temporal (ambos 57%). A comparação mostrou que os praticantes de Taiko apresentaram bom nível de desenvolvimento psicomotor quando comparados com as crianças de baixo nível socioeconômico. Contudo, devido ao delineamento do estudo, não pode ser estabelecida uma relação de causa e efeito. A prática do Taiko parece favorecer o desenvolvimento psicomotor em níveis adequados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Añez, Ciro Romelio Rodriguez
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
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