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Título: Que jeans é a sua cara?: um estudo sobre os significados da calça jeans
Autor(es): Silva, Lorenza Vieira da
Orientador(es): Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca
Palavras-chave: Jeans (Vestuário)
Calças
Moda
Jeans (Clothing)
Trousers
Fashion
Data do documento: 7-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Lorenza Vieira da. Que jeans é a sua cara?: um estudo sobre os significados da calça jeans. 2014. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este documento descreve o desenvolvimento de uma pesquisa teórica sobre os significados da calça jeans. Apresenta uma contextualização histórica da mesma, buscando compreender os diferentes usos e valores que com o tempo foram sendo construídos e atribuídos a ela, traçando assim alguns dentre os possíveis caminhos pelo qual o significado deste objeto trilhou. A revisão de conceitos sobre os significados dos objetos e a importância desse tipo de estudo, bem como o diálogos obtidos através do vestuário, constituem a base teórica que sustenta as análises. Para estas análises foram utilizados autores como: Vilém Flusser, Daniel Miller, Deyan Sudjic, Anne Hollander, Alisson Lurie e Lu Catoira, além de outros nomes tão relevantes quanto. Tendo uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, utiliza-se de um roteiro de base para a realização de entrevistas semiestruturadas com os usuários. Uma análise criteriosa sobre as suas respostas – embasada nos aspectos teóricos pesquisados - permite chegar a resultados que buscam conhecer diferentes significados das calças jeans junto aos entrevistados. Para a apresentação deste significados foram exploradas as gravações de áudio das entrevistas, onde as informações extraídas foram separadas por nichos de conteúdo e viraram categorias, que estão sendo apresentadas neste documento, elas são: Significados Especiais, Comunicação, Espelho, É que nem Bombril: 1001 utilidades, Afetividade, índigo Blue, Marca e Diferenciação, Memória: A primeira a gente nunca esquece, Pertencimento, Jeans sendo Jeans e Jeans não sendo Jeans. A partir destas categorias são apresentados possíveis significados para a calça jeans junto ao universo pesquisado, no caso: indivíduos de 22 à 61 anos, de sexo feminino e masculino, das cidades de Curitiba e Telêmaco Borba, pertencentes à camadas medias e que aceitassem participar da entrevista. As considerações finais apresentadas neste trabalho dão margem para novas possíveis pesquisas sobre assuntos de interesse do design.
Abstract: This document describes the development of a theoretical research on the meanings of jeans trousers. First, it presents the historical context, aiming to understand the different uses and values given to the object of the study through time. Then, the concepts behind the meanings assigned to jeans trousers, the importance of this type of study and the communication established through clothing compose the theoretical basis that sustains the analysis. For these analyzes were used as authors: Flusser, Daniel Miller, Deyan Sudjic, Anne Hollander, Alison Lurie and Lu Catoira, and other names such important as those. Using a qualitative-interpretative approach, a script for an opened and semi structured interview is used to gather the data, which will allow a discerning analysis on the answers so that we can acknowledge the different meanings of jeans trousers for the participants. For this presentation that explores the meanings, audio recorded in the interviews were listening and then the information were extracted and separated by niche of contends, and then this information became categories, they are: Special Meanings, Communication, Mirror, is that not Bombril: 1001 uses, Affection, indigo Blue, and Brand Differentiation, Memory: the first one never forgets, Belonging, Jeans being Jeans and Jeans not being Jeans. From these categories possible meanings for jeans were discovered for the people that attended the interview, those people were: female and male, that have 22-61 years, that belonged to middle class, from Curitiba e Telêmaco Borba, who took part in the research. The final considerations presented in this paper give rise to possible new research on topics of interest to design.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7771
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