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Título: Resgatando tradições: preparando e servindo o barreado paranaense
Autor(es): Gortz, Manuela
Siqueira, Nataly de
Orientador(es): Nascimento, Marilzete Basso do
Palavras-chave: Projeto de produto
Utensílios domésticos
Cerâmica
Product design
House furnishings
Pottery
Data do documento: 22-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GORTZ, Manuela; SIQUEIRA, Nataly de. Resgatando tradições: preparando e servindo o barreado paranaense. 2013. 186 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: O presente trabalho visa aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de Bacharelado em Design no projeto de um produto cerâmico para o preparo e serviço do barreado, unindo a tradição de um prato típico da culinária paranaense com um material de origem e prestígio da região. O desenvolvimento se deu a partir de Metodologia de Design sugerida por Löbach, 2000, composta de quatro etapas: preparação (análise do problema, coleta de informações, visitas a restaurantes, pesquisa de produtos similares, pesquisas sobre materiais, definição do conceito e requisitos); geração (criação e seleção de alternativas, construção de modelos volumétricos e escolha da melhor alternativa); desenvolvimento (produção de protótipos funcionais, embalagem e marca); implantação (teste com público-alvo e modificações para fabricação de série piloto). Com base nos resultados obtidos foi possível a verificação e aprovação do produto com futuros usuários, através de testes com protótipos funcionais. Permitiu também uma análise das alterações e recomendações necessárias, prevendo a continuação do projeto e sua futura inserção e comercialização.
Abstract: This study aims to apply the knowledge acquired during the Bachelor in Design in the creation of a ceramic product for the preparation and service of barreado, uniting the tradition of cooking a dish typical of Parana with a prestigious material originated in the region. The development took place from the Design Methodology suggested by Löbach, 2000, consisting of four steps: preparation (problem analysis, data collection, visits to restaurants, research of similar products, materials research, definition of concept and of requirements), generation (creation and selection of alternatives, construction of volumetric models and selection of the best alternative); development (production of functional prototypes, packaging and branding); deployment (test with target public and modifications to manufacturing pilot series). Based on the results obtained it was possible the verification and approval of the product with future users, through testing with functional prototypes. It also allowed an analysis of the necessary changes and recommendations, foreseeing the continuation of the project and its future integration and marketing.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7743
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