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Título: Desenvolvimento de um role-playing game e universo fantástico voltados à iniciantes
Título(s) alternativo(s): Development of a role-playing game and fantastic universe targeted at beginners
Autor(es): Brenner, Mateus
Silva, Rafael Ribeiro da
Orientador(es): Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca
Palavras-chave: Desenho (Projetos)
Jogos de fantasia
Projeto de produto
Desenho
Design
Fantasy games
Product design
Drawing
Data do documento: 22-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BRENNER, Mateus; SILVA, Rafael Ribeiro da. Desenvolvimento de um role-playing game e universo fantástico voltados à iniciantes. 2015. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este documento descreve o processo de desenvolvimento de um role-playing game direcionado a um público-alvo iniciante que não possui experiência neste gênero de jogos. Inicialmente, apresenta conceitos importantes sobre a experiência motivada pelos jogos, mantendo um enfoque nas especificidades dos RPGs. A partir desses conceitos, desenvolve-se uma metodologia para o projeto que parte de um estudo sobre game design, estabelecendo um processo que inclui a análise aprofundada de jogos similares relevantes que se encontram no mercado, tornando evidentes suas mecânicas, dinâmicas e estéticas, que servem como base para o desenvolvimento do projeto em questão. A partir das ideias levantadas nessa análise, a metodologia segue com a definição um sistema de jogo que, a partir de um processo iterativo, é refinado várias vezes até chegar em sua versão final. Esse sistema é, então, testado, o que ajuda a trazer clareza em relação à forma como ele funciona e interage com o jogador. Com o sistema desenvolvido, são geradas ideias para a narrativa do jogo que ocorrem paralelamente à criação de alternativas gráficas, elaboração de protótipos de interação e do desenvolvimento de um produto final, acompanhadas pelas considerações finais relacionadas ao projeto.
Abstract: This document describes the development process of a role-playing game aimed at a target audience that includes beginners with no experience in the genre. It introduces important concepts about the experience motivated by games, with special focus on the specificities of RPGs. With those concepts, a project methodology is developed from a study about game design, establishing a process that includes a deep analysis of similar relevant games that are on the market, highlighting their mechanics, dynamics and aesthetics, which serve as a foundation for the development of this project. With all the ideas gathered in the analysis, the methodology continues with the definition of the game system that, throughout an iterative process, is refined multiple times before reaching its final version. This system is then tested, which helps bring clarity about how it works and how it interacts with the player. With the system developed, the project goes through alternatives generation, interactive prototypes elaboration and the development of the final product, followed by final considerations related to the project.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7707
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