Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7692
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mattia, Jéssica Luiza | |
dc.creator | Godoi, Tatiane Camilo de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T12:13:44Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T12:13:44Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-11 | |
dc.identifier.citation | MATTIA, Jéssica Luiza; GODOI, Tatiane Camilo de. Toy art: transitando do objeto artístico para o patamar de objeto utilitário. 2014. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7692 | - |
dc.description | Acompanha: Toy art transitando do objeto artístico para o patamar de objeto utilitário | pt_BR |
dc.description.abstract | This course conclusion work made use of the product design methodology proposed by Löbach, 2000, and the knowledge acquired during the course of Bachelor of Design to develop a grocery pot inspired in Toy Art, merging the artistic and utilitarian functions in the same product. In order to get a relevant result, the literature review raised renowned authors such as Baxter, Baudrillard, Heskett and Norman, who contributed significantly to the formation of concepts related to product development. Among the project's deployment steps, still in the preparation phase, stood out the study of materials and processes, similar products and competitors research, history of Art Toy and ceramic objects storage and finally, detailed analysis of the product for the concept of reasoning and design requirements. The requirements, finally, were defined in the following points: refer to the Toy Art aesthetic, merge the utility function and visual attractiveness, be durable, store food properly, add unique surface design, meet three design levels (visceral, behavioral and reflective) and stand out against the competition. From the survey, the generation of alternatives was performed and the final alternative defined by an evaluation matrix combined with a survey of potential consumers, culminating in the production of the prototype. The final model went through a validation process with the users through the discussion method that evaluates critical points to obtain the final result. From this, it was also possible to set up the carton and the product’s visual identity, that complemented the concept of the project as a whole. The final considerations raised pertinent points to the pot’s production, points that will be taken in the idealization of a subsequent production and marketing on a larger scale. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Potes - Projetos | pt_BR |
dc.subject | Material cerâmico - Projetos | pt_BR |
dc.subject | Projeto de produto | pt_BR |
dc.subject | Pots - Design | pt_BR |
dc.subject | Ceramic materials - Design | pt_BR |
dc.subject | Product design | pt_BR |
dc.title | Toy art: transitando do objeto artístico para o patamar de objeto utilitário | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso lançou mão da metodologia de design de produto proposta por Bernd Lobach, 2000, e dos conhecimentos adquiridos durante o curso de Bacharelado em Design para o desenvolvimento de um pote de mantimento inspirado na estética Toy Art, mesclando as funções artística e utilitária no mesmo produto. Ainda visando obter um resultado relevante, a revisão bibliográfica levantou autores de renome como Baxter, Baudrillard, Heskett e Norman, que contribuíram de maneira significativa para a formação de conceitos relacionados ao desenvolvimento do produto. Dentre as etapas de desdobramento do projeto, ainda na fase de preparação, destacaram-se o estudo de materiais e processos, pesquisa de produtos similares e concorrentes, história da Toy Art e dos objetos cerâmicos de armazenamento e análises detalhadas sobre o produto para a fundamentação do conceito e requisitos de projeto. Os requisitos, por fim, definiram- se nos seguintes pontos: remeter à estética Toy Art, mesclar a função utilitária e a atratividade visual, ser durável, armazenar os alimentos de forma adequada, agregar design de superfície exclusivo, atender aos três níveis de design (visceral, comportamental e reflexivo) e destacar-se frente à concorrência. A partir desta definição, a geração de alternativas foi realizada e a alternativa final definida por uma matriz de avaliação combinada a uma pesquisa com consumidores potenciais, que culminaram nos testes com diferentes tipos de materiais até a produção do protótipo em si. O modelo final passou por um processo de validação com o usuário através do método de discussão em grupo com possíveis consumidores, que avaliou pontos cruciais para a obtenção do resultado definitivo. A partir disto, definiu-se também a embalagem e identidade visual do produto, que complementam o conceito do projeto como um todo. As considerações finais levantaram pontos pertinentes no que diz respeito à produção dos potes, pontos estes que serão levados em consideração na idealização de uma posterior produção e comercialização em maior escala. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Marilzete Basso do | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Desenho Industrial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CODES_2014_2_14.pdf | 4,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CT_CODES_2014_2_14_A.pdf | 3,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.