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Título: Análise de acessibilidade para pessoas cegas às embalagens
Autor(es): Lopes, Ana Carolina Aoki
Orientador(es): França, Ana Claudia Camila Veiga de
Palavras-chave: Embalagens
Braille (Sistema de escrita)
Deficientes visuais - Consumo
Packaging
Braille
People with visual disabilities - Consumption
Data do documento: 9-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOPES, Ana Carolina Aoki. Análise de acessibilidade para pessoas cegas às embalagens. 2014. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso parte do fato observado de que praticamente todos os produtos de bens de consumo (alimentos, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal) tem na comunicação visual grande parte das informações sobre eles. Marcas, peso, validade, caracterização dos produtos, são informações que vem impressas nas embalagens, que geralmente são muito parecidas entre si com relação a forma, como solução de armazenamento. Assim se estabeleceu a hipótese, para o presente estudo, de que as pessoas que não tem acesso à esta forma de comunicação podem ter dificuldades em diferenciar embalagens e seus conteúdos, perante a grande quantidade de itens que são ofertados aos consumidores nas redes de super- mercados. Estendeu-se a pesquisa além da questão das informações gráficas, englobando o consumo de embalagens por pessoas cegas de forma geral. Para entender quais aspectos das embalagens se apresentam como barreiras de acessibilidade de compra e consumo para pessoas cegas foi estabelecida uma metodologia baseada em um tripé: estudo bibliográfico, entrevistas e levantamento de campo. Através de entrevistas com pessoas cegas foi possível se aproximar da realidade em estudo e amarrar os conceitos estudados, além de embasar a etapa de levantamento de campo. A partir desta pesquisa, foram destacadas as principais dificuldades e algumas sugestões para embalagens acessíveis para pessoas cegas, dentre as quais é possível destacar: a inclusão do braile em embalagens, a diferenciação de produtos a partir do formato de embalagens, além de questões que não envolvem diretamente o design de embalagens, mas o aprimoramento do serviço de atendimento nos pontos de venda, o que inclui o treinamento adequado dos funcionários. Outras ideias surgiram no decorrer do trabalho, que ficam como sugestão para serem pensadas em futuros trabalhos, como o desenvolvimento de produto que pudesse identificar em Braille os produtos no ponto de venda. Assim, este trabalho mais que organizar informações, coloca-se como uma etapa no processo de pensar em projetos de embalagens mais acessíveis para todos os consumidores.
Abstract: This monography starts based in the fact observed that practically all consumer goods products (food, cleaning products and toiletries) has in visual communication much of the information about them. Marks, weight, validity, characterization of the products, are information that comes printed on packages, which generally are very similar to each other in relation to their form, as storage solution. So if established the chance, for this study, that people who do not have access to this form of communication may have some difficulty in differentiating packaging and its contents, given the large amount of different items that are offered to consumers in the supermarket chains. Extended research beyond the issue of graphical information, encompassing packa- ging consumption by blind people in General. To understand which aspects of packa- ging present themselves as accessibility barriers to purchase and consumption for blind people has been established a methodology based on a tripod: bibliographical study, interviews with blind people and field survey. Through interviews with blind people were able to move closer to the reality in study and tie the concepts studied, in addition to being based on the field survey phase. From this research, the main difficulties were highlighted and some suggestions for affordable packages for blind people, among which it is possible to highlight: the inclusion of Braille in packaging, product differentiation from the packaging format, in addition to issues that do not involve directly the packaging design, but the improvement of customer service in retail outlets,which includes the adequate training of staff. Other ideas emerged in the during the construction of this work, which are as a suggestion to be thoughtful in possible future work, such as as product development that could identify in Braille products at the point of sale. Thus, this work more than organize information, places itself as one step in the process of thinking about packaging design projects more accessible to all consumers.
Descrição: Acompanha: Análise de acessibilidade para pessoas cegas às embalagens
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7683
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