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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7681
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Artur Silverio da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T12:13:19Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T12:13:19Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-11 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Artur Silverio da. Banco esportivo para Fórmula SAE, projeto & construção. 2015. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7681 | - |
dc.description | Acompanha: Desafio SAE: banco esportivo para formula SAE, projeto e construção | pt_BR |
dc.description.abstract | From the Formula SAE Brazil project, was designed and built a seat for the car of the formula UTFPR ́s Imperador team. Within this process techniques were used for models production through CNC machining, mold extraction techniques by the model, finish to the mold, lamination of composite manually and by vacuum infusion, as well as a tool for the latter, ergonomic analysis and also development tool for specific analysis. The seat has been designed as a user interface being indicated adjustments and change in the structure. As examples, the seat position, pedals and belt anchor points. The process followed the implementing the requirements of SAE for the competition. The analysis continues of user needs and conflicts with the standard prompted the need for a second project, where the diversification of dimensions was the alternative found for meet the need to meet from the 5th percentile female to the 95th percentile male. Construction of models was performed by machining expanded polystyrene with a CNC milling machine. This has size workpieces limitations for be machined generating an alternative machining layered pieces that allowed assembly and obtain more accurate model, to the modeled product in the 3D modeling program. The manual lamination of the composite also showed itself little functional by the magnitude of the project being the learning and application of vacuum infusion necessary. These points have resulted in products with satisfactory quality finishes. A technics and methodology used allows application in other products the same category. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Projeto de produto | pt_BR |
dc.subject | Conforto humano - Projetos | pt_BR |
dc.subject | Projeto de produto - Antropometria | pt_BR |
dc.subject | Product design | pt_BR |
dc.subject | Human comfort - Design | pt_BR |
dc.subject | Product design - Anthropometry | pt_BR |
dc.title | Banco esportivo para formula SAE, projeto & construção | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir do projeto da Fórmula SAE Brasil, foi projetado e construído um banco para o carro da categoria Fórmula da equipe Imperador da UTFPR. Dentro desse processo foram utilizadas técnicas de produção de modelos através de usinagem CNC, técnicas de extração do molde a partir do modelo, acabamento para o molde, laminação de compósitos de forma manual e por infusão a vácuo, bem como ferramenta para a última, análises ergonômicas e também desenvolvimento de ferramenta para análise especifica. O banco foi concebido como uma interface com o usuário sendo indicados ajustes e alteração na estrutura. Como exemplo, os ajustes de pedais, posição do banco e pontos de ancoragem de cintos. O processo trilhou sobre a aplicação das normas da SAE para a competição. A análise contínua das necessidades do usuário e conflitos com a norma geraram um segundo projeto, no qual a diversificação de dimensões foi a alternativa encontrada para atender desde o percentil 5 feminino até o percentil 95 masculino. A construção dos modelos foi realizada por meio de usinagem de poliestireno expandido numa fresadora CNC. A máquina possui limitações de dimensão das peças a serem usinadas, gerando uma alternativa de usinagem em camadas que permitiu a montagem do conjunto e obtenção de modelo mais fiel, ao produto modelado em programa de modelagem 3D. A laminação dos compósitos manualmente também se mostrou pouco funcional pela amplitude do projeto sendo necessário o aprendizado e aplicação da infusão a vácuo. Esses pontos permitiram chegar a um produto com qualidade de acabamento satisfatório. As técnicas e a metodologia utilizadas permitem a aplicação em outros produtos da mesma categoria. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vargas, Carlos Alberto | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Desenho Industrial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Design |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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