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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7680
Título: | Livro interativo baseado em lenda brasileira |
Autor(es): | Goss, Jéssica Messias |
Orientador(es): | Licheski, Laís Cristina |
Palavras-chave: | Livros - Projetos Livros - Lendas Cultura popular Projeto gráfico (Tipografia) Books - Design Books - Legends Popular culture Graphic design (Typography) |
Data do documento: | 9-Fev-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | GOSS, Jéssica Messias. Livro interativo baseado em lenda brasileira. 2014. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um livro interativo que relata uma lenda brasileira de forma inusitada e interativa. Em um livro interativo é possível que o leitor interaja com a história por meio dos mais variados elementos mecânicos em papel montados no interior do livro, tornando a leitura atraente, divertida e descompromissada. O desenvolvimento desses exemplares é voltado, sobretudo para o público infantil. Após a realização de pesquisas qualitativas utilizando entrevistas como instrumento de coleta de dados, foi possível traçar o perfil do público alvo, bem como qual lenda seria narrada neste exemplar. A partir desses dados, a lenda das Cataratas do Iguaçu foi escolhida para se desenvolver o projeto. Essa lenda é de origem indígena, da tribo Kaingang, oriunda da região sul do Brasil e relata que o amor entre um índio e uma índia dessa tribo enfureceu o deus M’Boi. Segundo a crença indígena, esse deus governava todo o mundo e o resultado de sua ira foi algo tão grandioso que pode ser visto até os dias de hoje, as quedas das Cataratas do Iguaçu. Portanto, estudar os conceitos de cultura popular, cultura indígena, livro infantil, livro interativo e engenharia do papel foram à base para o desenvolvimento desse exemplar. Utilizaram-se técnicas da engenharia do papel, segmento da área editorial, para desenvolver as interações. A engenharia do papel é um campo que se encontra em constante desenvolvimento desde o século XIII e consiste em construir elementos móveis como origamis, dobraduras e esculturas em papel. Esses elementos mecânicos podem ser utilizados em livros, permitindo assim que o leitor interaja com o exemplar. Por fim, o trabalho também apresenta os processos de desenvolvimento de um livro interativo sustentado pela engenharia do papel, apresentando as etapas de criação, desde a escolha dos personagens, ilustrações e estudos das interações adequadas para cada página, até a técnica de encadernação utilizada. |
Abstract: | This article presents the development of an interactive book, that tells a brazilian legend in an unusual and interactive form. In an interactive book it's possible to the reader interact with the history through various mechanic elements in paper, assembled inside of the book, making this reading attractive, funny and uncompromising. The development of these samples is geared specially for children. After some qualitative searches, using interviews, as a tool to collect data, it was possible to trace the profile of target public, as well as to define how the legend would be told in this copy. From these data, the legend of Iguaçu Falls was chosen to develop the project. This legend comes from an indigenous tribe called Kaingang,original from south region of Brazil, and reports that the love of a couple of indigenous from this tribe angered god M'Boi. According to the indigenous legend this god governs the whole world and the result of his anger was something so great that can be seen until nowadays, the Iguacu Falls. Therefore, study the concepts of popular culture, indigenous culture, children’s book, interactive book and paper engineering were the base for the development of this book. To develop the interactions, segment of editorial area, some techniques of paper engineering, were used. Paper engineering it’s a field in development since thirteenth century and consists in to develop elements such as origamis, folding and sculptures in paper that can be moved. These mechanical elements can be used in books, giving to a reader the possibility of to interact with the paper. Lastly, this work, presents too, the process of develop an interactive book, supported by paper engineering, showing the stages of creation, from choice of characters and illustrations and appropriate interactions studies for each page, to the book binding. |
Descrição: | Acompanha: Livro interativo baseado em lenda brasileira |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7680 |
Aparece nas coleções: | CT - Design |
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