Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Domingues, Maisa Pereira | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T11:49:15Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T11:49:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | |
dc.identifier.citation | DOMINGUES, Maisa Pereira. Brincar e se divertir: centro de cultura e lazer para crianças em situação de vulnerabilidade. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7632 | - |
dc.description.abstract | This paper consists in a foundation research for development of a culture and leisure center for vulnerable children in Curitiba, Paraná. Through the research of theoretical references, it was possible to understand the relation between access to culture and leisure in early stages of human psychological development and its consequence for the development of citizens with empathy and engaged in society. It is also important to highlight the analysis of the situation of social vulnerability to which children and adolescents are exposed in Brazil to the development of the present work. From the understanding of these aspects, it was possible to carry out and study national and international cultural centers whose theme is focused on children development. In this way, it was possible to understand in a deeper way how the administration of these places work and to form the basis of architectural references for aspects of environments dimensioning, sectorization and technical and plastic issues. Finally, based on the concepts studied here, it was possible to determine the most suitable place for the implementation of the Culture and Leisure Center Play and Have Fun and to establish the pre-constructive parameters of the project aiming to fulfil children needs and adequate them to their social reality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Psicologia infantil | pt_BR |
dc.subject | Projeto arquitetônico | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Child psychology | pt_BR |
dc.subject | Architectural design | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.subject | Architecture | pt_BR |
dc.title | Brincar e se divertir: centro de cultura e lazer para crianças em situação de vulnerabilidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Play and have fun: culture and leisure center for children in vulnerability | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste na pesquisa de fundamentação para a elaboração de um centro de cultura e lazer para crianças em situação de vulnerabilidade em Curitiba, Paraná. Através da pesquisa de referenciais teóricos, foi possível compreender a relação entre o acesso à cultura e ao lazer nos estágios iniciais de desenvolvimento psicológico humano e sua consequência para a construção de cidadãos com empatia e engajados na sociedade. Também foi importante para o desenvolvimento do trabalho, a análise da situação de vulnerabilidade social à qual crianças e adolescentes encontram-se expostos no Brasil. A partir da compreensão destes aspectos, pode-se realizar um estudo referente aos centros culturais nacionais e internacionais existentes com temática destinada a crianças. Dessa forma, foi possível criar um maior entendimento quanto à administração destes lugares, além de desenvolver uma base de referências arquitetônicas para aspectos de dimensionamento de ambientes, setorização e questões técnicas e plásticas. Por fim, com base nos conceitos estudados ao longo do trabalho, determinou-se o local mais adequado para a implantação do Centro de Cultura e Lazer Brincar e se Divertir e estabelecer os parâmetros pré-construtivos do projeto, de modo que as necessidades das crianças sejam atendidas e haja uma adequação à realidade na qual está inserido. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Adriazola, Marcia Keiko Ono | |
dc.contributor.referee1 | Weihermann, Silvana | |
dc.contributor.referee2 | Jorge, Debora Rocha Faria | |
dc.contributor.referee3 | Laroca, Christine | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_DEAAU_2018_2_19.pdf | 22,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.