Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7632
Título: Brincar e se divertir: centro de cultura e lazer para crianças em situação de vulnerabilidade
Título(s) alternativo(s): Play and have fun: culture and leisure center for children in vulnerability
Autor(es): Domingues, Maisa Pereira
Orientador(es): Adriazola, Marcia Keiko Ono
Palavras-chave: Cultura
Psicologia infantil
Projeto arquitetônico
Crianças - Desenvolvimento
Arquitetura
Culture
Child psychology
Architectural design
Child development
Architecture
Data do documento: 10-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DOMINGUES, Maisa Pereira. Brincar e se divertir: centro de cultura e lazer para crianças em situação de vulnerabilidade. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho consiste na pesquisa de fundamentação para a elaboração de um centro de cultura e lazer para crianças em situação de vulnerabilidade em Curitiba, Paraná. Através da pesquisa de referenciais teóricos, foi possível compreender a relação entre o acesso à cultura e ao lazer nos estágios iniciais de desenvolvimento psicológico humano e sua consequência para a construção de cidadãos com empatia e engajados na sociedade. Também foi importante para o desenvolvimento do trabalho, a análise da situação de vulnerabilidade social à qual crianças e adolescentes encontram-se expostos no Brasil. A partir da compreensão destes aspectos, pode-se realizar um estudo referente aos centros culturais nacionais e internacionais existentes com temática destinada a crianças. Dessa forma, foi possível criar um maior entendimento quanto à administração destes lugares, além de desenvolver uma base de referências arquitetônicas para aspectos de dimensionamento de ambientes, setorização e questões técnicas e plásticas. Por fim, com base nos conceitos estudados ao longo do trabalho, determinou-se o local mais adequado para a implantação do Centro de Cultura e Lazer Brincar e se Divertir e estabelecer os parâmetros pré-construtivos do projeto, de modo que as necessidades das crianças sejam atendidas e haja uma adequação à realidade na qual está inserido.
Abstract: This paper consists in a foundation research for development of a culture and leisure center for vulnerable children in Curitiba, Paraná. Through the research of theoretical references, it was possible to understand the relation between access to culture and leisure in early stages of human psychological development and its consequence for the development of citizens with empathy and engaged in society. It is also important to highlight the analysis of the situation of social vulnerability to which children and adolescents are exposed in Brazil to the development of the present work. From the understanding of these aspects, it was possible to carry out and study national and international cultural centers whose theme is focused on children development. In this way, it was possible to understand in a deeper way how the administration of these places work and to form the basis of architectural references for aspects of environments dimensioning, sectorization and technical and plastic issues. Finally, based on the concepts studied here, it was possible to determine the most suitable place for the implementation of the Culture and Leisure Center Play and Have Fun and to establish the pre-constructive parameters of the project aiming to fulfil children needs and adequate them to their social reality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7632
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DEAAU_2018_2_19.pdf22,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.