Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7596
Título: | Metarestauro: presença da ausência, o espaço desorientado |
Autor(es): | Devilla, Lais Cristina Franck |
Orientador(es): | Dudeque, Irã José Taborda |
Palavras-chave: | Pós-modernismo Imitação Arquitetura - Conservação e restauração Arquitetura colonial Arquitetura Postmodernism Imitation Architecture - Conservation and restoration Architecture, Colonial Architecture |
Data do documento: | 11-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | DEVILLA, Laís Cristina Franck. Metarestauro: presença da ausência, o espaço desorientado. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | O trabalho tem o objetivo de correlacionar conteúdos que abarcam espaço e memória em seu enredo arquitetônico. A I Parte tratada da condição pós-moderna, que é, precisamente, a dificuldade de sentir e representar o mundo onde se vive. A sensação é de irrealidade, com vazio e confusão. Friedrich Nietzsche foi o primeiro a desconstruir os valores ocidentais e também é autor do termo niilismo, que é “o desejo de nada, a descrença de sentido”. Jean Baudrillard, influenciado por Nietzsche e em seu livro “Simulacros e Simulação”, utiliza-se de um conto borgeano para decretar o fim do real. Na II Parte são desenvolvidas questões e indagações a respeito da relação espaço memória propriamente dito. O estudo de temas relacionados ao restauro são impulsionados pelo Paradoxo de Teseu e a aferição de autenticidade. O estudo de caso - Parte III - se concentrou no trabalho teórico-prático de Peter Eisenman, arquiteto desconstrutivista estadunidense, que tem como referência em suas teorias pensadores pós-estruturalistas, como Jacques Derrida e Jean Baudrillard. O projeto de Cannaregio, elaborado por Eisenman em 1978, utiliza-se de um antigo projeto não executado para um hospital em Veneza, elaborado por Le Corbusier, como uma influência interna ao sítio de intervenção em sua diagramação. Por fim, a antiga vilinha de Nossa Senhora da Luz, foi revistada, desde de sua origem, e depois simulada em forma digital, para servir de situação ao projeto de restauro. Metarestauro. |
Abstract: | The dissertation goal is to correlate contents that include space and memory in its architecture narrative. The first part focus on the post-modern condition, which is, precisely, the difficulty of felling and representing the world we live in. The sensation is of unrealness, leading to emptiness and confusion. Friedrich Nietzsche was the first to deconstruct ocidental values and originated the term “nihilism”, or “the desire of nothing, the disbelief of reason”. In his book “Simulacra and Simulations”, Jean Baudrillard, influenced by Nietzsche, uses a Borges’ short story to decreet the end of real. The second part develops questions and wonders about the relation space-memory. The study of the themes related to restoration are guided by Theseus’ Paradox and the measurable authenticity. The case study - part three - focus on the theoretical-practical of Peter Eisenman, american deconstructivist architect, that has among his main references post-structuralist thinkers, like Jacques Derrida and Jean Baudrillard. The project of Cannaregio by Eisenman in 1978, make use of an old, non-executed project of an hospital, projected by Le Corbusier, with an internal influence to the intervention site and its diagramation. Finally, the old “vilinha” of Nossa Senhora da Luz was revisited, from its origin, and then simulated in digital media, serving as a situation to the restoration project. Metarestoration. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7596 |
Aparece nas coleções: | CT - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_DEAAU_2018_1_20.pdf | 8,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.