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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7586
Título: | O Centro para as pessoas: nelhoria da mobilidade ativa na área calma de Curitiba |
Título(s) alternativo(s): | The city center for people: active mobility improvement at Curitiba’s calming area |
Autor(es): | Pellegrini, Gabriela Grossi Fernandes de |
Orientador(es): | Polli, Simone Aparecida |
Palavras-chave: | Mobilidade residencial Pessoas Cidades e vilas - Curitiba (PR) Espaços públicos Arquitetura Residential mobility Persons Cities and towns - Curitiba (PR) Public spaces Architecture |
Data do documento: | 14-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | PELLEGRINI, Gabriela Grossi Fernandes de. O Centro para as pessoas: melhoria da mobilidade ativa na área calma de Curitiba. 2018. 166 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | Caminhar é a forma mais democrática de se locomover. O debate em torno da qualidade de vida nas cidades contemporâneas e da importância do pensar e planejar o espaço urbano para o pedestre é um dos mais relevantes e urgentes da atualidade. Curitiba visando melhorar a cidade para os pedestres e diminuir o número de acidentes de trânsito na área central implantou a Área Calma, seguindo o modelo das zonas 30 aplicadas em diversas cidades do mundo. No entanto nenhuma medida urbanística foi realizada por parte do município além da regulamentação da velocidade em 40km/h, gerando diversas críticas ao modelo aplicado. Esta pesquisa buscou compreender as definições e aplicações da mobilidade ativa nos centros urbanos e os conceitos de “cidade para pessoas”, além de identificar a realidade da área de intervenção e seu entorno próximo através de uma análise exploratória, analítica e descritiva. Diagnósticos do da área calma foram levantados para compreender diversos fatores como densidade, fluxos, usos, estrutura viária, tamanho de quadra, tipologia de piso e largura das calçadas. Através de todos os levantamentos realizados verificou-se que o atual perímetro da Área calma além de extenso inclui dois trechos completamente divergentes em tipologia, uso do solo e declividade, o bairro São Francisco e o bairro centro, limitando a execução de projetos em toda sua região. Estas análises delinearam as diretrizes normativas e projetuais do Master Plan e da proposta piloto de intervenção do desenho de rua, principalmente na redução do perímetro atual para um núcleo central que coincide com a área identificada pelos usuários como o centro da cidade, transformando da área central em um local atrativo para os modais ativos. As duas ruas para intervenção piloto buscam proporcionar a extensão do calçadão da XV e dar início a uma futura conexão atrativa entre o centro e o setor histórico. A pesquisa conclui que apenas a regulamentação da velocidade não torna o local atrativo e seguro para os meios não motorizados, faz-se necessária a melhoria da infraestrutura urbana, aplicação de políticas públicas estratégicas e incentivos para atrair a apropriação do espaço público central. |
Abstract: | Walking is the most democratic way of getting around. The debate about the quality of life in contemporary cities and the importance of thinking and planning the urban space for the pedestrian is one of the most relevant and urgent today. Curitiba aiming to improve the city for pedestrians and to reduce the number of traffic accidents in the central area implemented the Calm Area, following the model of zones 30 applied in several cities of the world. However, no urban measures were taken by the municipality in addition to speed regulation at 40km / h, generating several criticisms of the applied model. This research sought to understand the definitions and applications of active mobility in urban centers and the concepts of "city for people", as well as to identify the reality of the area of intervention and its surrounding environment through an exploratory, analytical and descriptive analysis. Diagnostics of the calm area were raised to understand several factors such as density, flows, uses, road structure, block size, floor typology and width of sidewalks. Through all the surveys carried out, it was verified that the current perimeter of the Area, in addition to being extensive, includes two completely divergent sections in typology, land use and slope, the São Francisco neighborhood and the downtown neighborhood, limiting the execution of projects throughout region. These analyzes outlined the normative and design guidelines of the Master Plan and the pilot intervention proposal of the street design, mainly in reducing the current perimeter to a central nucleus that coincides with the area identified by the users as the center of the city, transforming from the central area in an attractive location for active modals. The two streets for pilot intervention seek to provide the extension of the XV boardwalk and start a future attractive connection between the center and the historical sector. The research concludes that only speed regulation does not make the site attractive and safe for non-motorized means, it is necessary to improve urban infrastructure, implement strategic public policies and incentives to attract the appropriation of the central public space. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7586 |
Aparece nas coleções: | CT - Arquitetura e Urbanismo |
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