Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7581
Título: Escola infantil de ensino Waldorf
Título(s) alternativo(s): Waldorf teaching children's school
Autor(es): Brasileiro, Bruna Melo
Orientador(es): Fortunato, Rafaela Antunes
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Escolas
Ensino - Metodologia
Arquitetura
Education, Preschool
Schools
Teaching - Methodology
Architecture
Data do documento: 15-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BRASILEIRO, Bruna Melo. Escola Infantil de ensino Waldorf. 2018. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho busca compreender a importância do ambiente de ensino sob a percepção da criança e a importância na metologia pedagógica Waldorf. O método tem como missão auxiliar no desenvolvimento intelectual, físico e espiritual das crianças. A partir disso, considera-se de suma importância a experiência espacial, assim como as matérias que estimulam o crescimento intelectual e social dessas crianças. Com isso, o estudo aborda conceitos pertinentes sobre o tema, como educação, escolas, percepção do ambiente, métodos pedagógios e arquitetura bioclimática. Além disso, estudos de caso foram analisados para um melhor compreendimento do ambiente escolar e a relação das escolas com o meio externo. Com a caracterização da cidade e análise da demanda educacional, foi possível escolher um local viável para implantação da escola, e a partir das diretrizes projetuais estabelecer critérios para esta implantação. Uma vez implementado, a escola visará atender a demanda de crianças fora da escola em uma região carente de infraestrutura, para que estas tenham acesso desde a primeira infância à educação lúdica de qualidade. Esta intervenção tem como intuito alterar a trajetória de vida das crianças e auxiliar o desenvolvimento destas para um futuro promissor.
Abstract: This present work seeks to understand the importance of the teaching environment under the child 's perception and the importance in the Waldorf pedagogical methodology. The method has the mission of helping children's intellectual, physical and spiritual development. From this, it is considered of paramount importance the spatial experience, as well as the subjects that stimulate the intellectual and social growth of these children. With this, the study approaches relevant concepts on the subject, such as education, schools, perception of the environment, pedagogical methods and bioclimatic architecture. In addition, case studies were analyzed for a better understanding of the school environment and the relationship of schools with the external environment. With the characterization of the city and analysis of the educational demand, it was possible to choose a viable place for school implantation, and from the design guidelines to establish criteria for this implantation. Once implemented, the school will aim to meet the demand of out-of-school children in a region lacking in infrastructure so that they have access from early childhood to quality playful education. This intervention aims to change the life trajectory of the children and help their development to a promising future.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7581
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DEAAU_2018_1_07.pdf11,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.