Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSelzler, Heloisa Sbrissia
dc.creatorBello, Natacha Loures
dc.date.accessioned2020-11-11T11:27:54Z-
dc.date.available2020-11-11T11:27:54Z-
dc.date.issued2016-11-17
dc.identifier.citationSELZLER, Heloisa Sbrissia; BELLO, Natacha Loures. Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema. 2016. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7545-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (Paraná)pt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino secundáriopt_BR
dc.subjectCinema no ensino superiorpt_BR
dc.subjectCuritiba, Região Metropolitana de (Paraná)pt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectProgramas de ação afirmativapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectPublic schools - Curitiba (Paraná)pt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducation, Secondarypt_BR
dc.subjectMotion pictures in higher educationpt_BR
dc.subjectCuritiba, Região Metropolitana de (Paraná)pt_BR
dc.subjectMotion picturespt_BR
dc.subjectAffirmative action programspt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleInteração da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinemapt_BR
dc.title.alternativeUTFPR and Curitiba's metropolitan region public high schools interaction: cinema cycle proposalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs Instituições Públicas de Ensino Superior têm uma função social, além de serem espaços de transformação e criação do conhecimento. Devem ser ambientes de inclusão, discussão da realidade, além de desempenhar seu papel para o desenvolvimento humano. Nos últimos anos, ações afirmativas possibilitaram o maior acesso de estudantes de escolas públicas às universidades como, por exemplo, a Lei nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas. Não obstante, ainda existem meios a serem explorados para aumentar a interação da universidade com as escolas públicas. Deste modo, este trabalho tem o objetivo de, por intermédio de uma consultoria, propor um projeto de extensão compreendendo um ciclo de cinema como ferramenta para aproximação destes dois níveis de ensino e, ademais, instigar o pensamento reflexivo, para a formação cidadã. Para a realização deste Trabalho, foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação e realizado um protocolo de pesquisa. Após o diagnóstico, colocou-se em prática a ação proposta e, deste modo, verificou-se como resultado que o ciclo de cinema foi uma ferramenta possível de maior interação. No entanto, cabe ressaltar que esta é uma das alternativas viáveis e que ainda há outras possibilidades a serem exploradas pela UTFPR em busca de uma maior aproximação com estudantes do ensino médio, em especial de escolas públicas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Christian Luiz da
dc.contributor.referee1Silva, Christian Luiz da
dc.contributor.referee2Niada, Aurea Cristina Magalhães
dc.contributor.referee3Tonon, Leonardo
dc.contributor.referee4Castro, Ivone Terezinha de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COADM_2016_2_4.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.