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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7545
Título: | Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema |
Título(s) alternativo(s): | UTFPR and Curitiba's metropolitan region public high schools interaction: cinema cycle proposal |
Autor(es): | Selzler, Heloisa Sbrissia Bello, Natacha Loures |
Orientador(es): | Silva, Christian Luiz da |
Palavras-chave: | Escolas públicas - Curitiba (Paraná) Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ensino secundário Cinema no ensino superior Curitiba, Região Metropolitana de (Paraná) Cinema Programas de ação afirmativa Administração Public schools - Curitiba (Paraná) Universidade Tecnológica Federal do Paraná Education, Secondary Motion pictures in higher education Curitiba, Região Metropolitana de (Paraná) Motion pictures Affirmative action programs Management |
Data do documento: | 17-Nov-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SELZLER, Heloisa Sbrissia; BELLO, Natacha Loures. Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema. 2016. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
Resumo: | As Instituições Públicas de Ensino Superior têm uma função social, além de serem espaços de transformação e criação do conhecimento. Devem ser ambientes de inclusão, discussão da realidade, além de desempenhar seu papel para o desenvolvimento humano. Nos últimos anos, ações afirmativas possibilitaram o maior acesso de estudantes de escolas públicas às universidades como, por exemplo, a Lei nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas. Não obstante, ainda existem meios a serem explorados para aumentar a interação da universidade com as escolas públicas. Deste modo, este trabalho tem o objetivo de, por intermédio de uma consultoria, propor um projeto de extensão compreendendo um ciclo de cinema como ferramenta para aproximação destes dois níveis de ensino e, ademais, instigar o pensamento reflexivo, para a formação cidadã. Para a realização deste Trabalho, foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação e realizado um protocolo de pesquisa. Após o diagnóstico, colocou-se em prática a ação proposta e, deste modo, verificou-se como resultado que o ciclo de cinema foi uma ferramenta possível de maior interação. No entanto, cabe ressaltar que esta é uma das alternativas viáveis e que ainda há outras possibilidades a serem exploradas pela UTFPR em busca de uma maior aproximação com estudantes do ensino médio, em especial de escolas públicas. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7545 |
Aparece nas coleções: | CT - Administração |
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