Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEmrich, Mariane Pinheiro
dc.date.accessioned2020-11-11T11:27:08Z-
dc.date.available2020-11-11T11:27:08Z-
dc.date.issued2016-06-02
dc.identifier.citationEMRICH, Mariane Pinheiro. Qualidade de vida no trabalho: um estudo com professores brasileiros. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7505-
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the perception of quality of working life of Brazilian teachers. This study shows the evolution of work in society, and how the perception of human resources has changed over the years and is now considered the most valuable asset that labor organizations have. The study sought to identify the key motivational theories. And in addition, a quantitative study of exploratory and descriptive character was carried out through an online questionnaire administered to teachers in order to understand and analyze the perception of each in relation to the quality of working life. The sample of this study consisted of 198 teachers who were asked to answer the questionnaire through various information on social networking pages which are grouped. Finally, the collection and analysis of data was performed. Through research, it was identified that 61% of the teachers who answered the questionnaire have a high perception of quality of life at work and are satisfied with their career, while 39% have not yet reached the expected satisfaction with their careers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectMotivação no trabalhopt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectQuality of work lifept_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectEmployee motivationpt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho: um estudo com professores brasileirospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de qualidade de vida no trabalho dos professores brasileiros. Este estudo mostra a evolução do trabalho na sociedade, e como a percepção dos recursos humanos mudou ao longo dos anos, sendo considerado agora o ativo mais valioso que as organizações de trabalho possuem. O trabalho procurou identificar as teorias motivacionais chaves. E como complemento, uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório-descritivo foi realizada, por meio de um questionário online aplicado aos docentes com o intuito de compreender e analisar a percepção de cada um em relação à qualidade de vida no trabalho. A amostra deste trabalho foi composta por 198 docentes que foram convidados a responder o questionário por meio de diversos informativos em redes sociais nas páginas onde se agrupam. Por fim, foi realizada a coleta e análise dos dados. Por meio da pesquisa, foi possível identificar que a 61% dos docentes que responderam ao questionário possuem uma elevada percepção de qualidade de vida no trabalho e estão satisfeitos com a sua carreira, enquanto 39% ainda não atingiram a satisfação esperada em relação à suas carreiras.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Catapan, Anderson
dc.contributor.referee1Catapan, Anderson
dc.contributor.referee2Mânica, Ricardo
dc.contributor.referee3Peinado, Jurandir
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COADM_2016_1_9.pdf539,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.