Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alex Junior Nunes da
dc.date.accessioned2020-11-10T19:50:22Z-
dc.date.available2020-11-10T19:50:22Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationSILVA, Alex Junior Nunes da. Análise de big data para visualização de métricas dos docentes do ensino superior. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7425-
dc.description.abstractElectronic devices have become increasingly intelligent. Data from several sources are generated every second and with the growth of digital data worldwide, increasingly have the need to manage them using unconventional solutions, and meet this demand in a financially viable way. Such solutions are known as technologies for Big Data analysis and architectures are created in order to process and manage computationally fast, a wide variety of grouped data in large quantities. Various public and private institutions have used analysis of Big Data as a management strategy. These solutions assist in decision making, when oriented data has shown greater efficiency. However, this data needs to be viewed effectively, and this is a major challenge in analyzing Big Data. Correct data visualization makes these solutions have greater importance in the decision-making process. Higher education institutions (HEIs) have problems in data management that can be solved with the aid of a solution for analyzing Big Data. Thus, this paper aims to solve problems in this context. As a result of this work aims to create a database that will provide information simply and effectively, and they can assist managers of IES to obtain very relevant information and may generate an improvement in the management process. Using the technologies for analyzing Big Data, it was developed in this study a web tool for managers of IES can view information and indicators of the activities of teachers properly.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades – Currículospt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectUniversities and colleges – Curriculapt_BR
dc.subjectCollege teacherspt_BR
dc.titleAnálise de big data para visualização de métricas dos docentes do ensino superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs dispositivos eletrônicos têm se tornado cada vez mais inteligentes. Dados de diversas fontes são gerados a cada segundo, e com o crescimento dos dados digitais em todo o mundo, têm-se cada vez mais a necessidade de gerenciá-los utilizando soluções não-convencionais, e que atendam esta demanda de forma financeiramente viável. Tais soluções são denominadas Tecnologias para Análise de Big Data e são arquiteturas criadas com o objetivo de processar e gerenciar computacionalmente rápida, uma ampla variedade de dados agrupados em grandes quantidades. Diversas instituições públicas e privadas têm utilizado análise de Big Data como estratégia de gestão. Essas soluções auxiliam na tomada de decisões, que quando orientada a dados, tem demonstrada grande eficiência. Todavia, esses dados precisam ser visualizados de forma eficaz, sendo que esse é um grande desafio em análise de Big Data. Uma correta visualização de dados faz com que essas soluções tenham maior importância no processo de tomada de decisões. As instituições de ensino superior (IES) possuem problemas no gerenciamento de dados que podem ser resolvidos com o auxílio de uma solução para análise de Big Data. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo resolver problemas nesse contexto. Com o resultado desse trabalho pretende-se criar um banco de dados que fornecerá informações de forma simples e eficaz e elas poderão auxiliar os gestores das IES a obter informações de grande relevância podendo gerar uma melhoria no processo de gestão. Utilizando as tecnologias para análise de Big Data, foi desenvolvida nesse trabalho uma ferramenta Web para que os gestores das IES possam visualizar informações e indicadores das atividades dos docentes de maneira adequada.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira Junior, Francisco
dc.contributor.advisor-co1Marquesone, Rosangela de Fátima Pereira
dc.contributor.referee1Pereira Junior, Francisco
dc.contributor.referee2Pozza, Rogério Santos
dc.contributor.referee3Lopes, Fabrício Martins
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CP - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COADS_2015_2_16.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.