Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7402
Título: | Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica |
Autor(es): | Langner, Angélica |
Orientador(es): | Araman, Eliane Maria de Oliveira |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Tecnologia da informação Professores - Formação Mathematics - Study and teaching Information technology Teachers - In-service training |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | LANGNER, Angélica. Uma abordagem para o ensino de funções polinomiais de grau maior que dois com o auxilio do software Graphmatica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho busca uma reflexão sobre a aprendizagem do conteúdo de funções polinomiais grau maior que dois, utilizando o software Graphmatica como instrumento de apoio. Esta pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: De que forma o software Graphmatica possibilita a compreensão propriedades das funções polinomiais de grau maior que dois? Apresentamos um estudo bibliográfico sobre a relevância da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em que destacamos alguns softwares que podem ser utilizados como recurso para a aprendizagem e a importância da formação do professor frente a estes recursos, segue também comum estudo sobrea temática, funções polinomiais segundo os documentos oficiais e pesquisas na área da Educação Matemática utilizando as TDIC como recurso para a aprendizagem. Seguindo a perspectiva da pesquisa qualitativa em educação, realizou-se uma intervenção pedagógica com o software Graphmatica por meio de uma sequência de atividades com alunos do terceiro período do curso de Licenciatura em Matemática matriculados na disciplina de Tecnologias no Ensino de Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ao longo do estudo, foram coletados os dados através dos registros produzidos pelos alunos, utilizou-se também de questionários e a gravação de áudio e vídeo dos encontros realizados. A análise dos encontros indicou que a utilização do software Graphmatica propiciou um ambiente favorável à construção de significados e generalizações, uma vez que ampliou a característica da visualização, o que contribuiu para que os alunos se tornassem mais participativos e exploradores, ajudando na construção de conjecturas e significados, facilitando a compreensão das propriedades das funções polinomiais de grau maior que dois. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7402 |
Aparece nas coleções: | CP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_DAMAT_2016_1_02.pdf | 4,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.