Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7396
Título: Alguns entendimentos de professores da educação básica sobre o ensino de frações
Autor(es): Carneiro, Luís Felipe Gonçalves
Orientador(es): Araman, Eliane Maria de Oliveira
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Frações
Entrevistas
Distúrbios da aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Fractions
Interviewing
Learning disabilities
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: CARNEIRO, Luís Felipe Gonçalves. Alguns entendimentos de professores da Educação Básica sobre o ensino de frações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar entendimentos que professores de Matemática da Educação Básica do município de Cornélio Procópio possuem a respeito do ensino de frações. Tal objetivo foi escolhido pelo fato de estudos e avaliações governamentais apontarem que os estudantes brasileiros possuem dificuldades de aprendizagem do conteúdo de frações. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Matemática de Cornélio Procópio a partir de um roteiro previamente definido, e, para a análise dos dados obtidos, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Conclui-se que os professores de Matemática entrevistados baseiam o trabalho com as frações nos algoritmos das operações.
Abstract: This study aims to investigate the understandings that Primary School Mathematics teachers in Cornelio Procopio city have about fractions teaching. This goal has been chosen because reviews and government evaluations point that Brazilian students have learning difficulties of fraction’s content. To reach this goal, we performed interviews with five Cornelio Procopio Mathematics teachers. These interviews were semi organized, based on a previously defined script and, for the obtained data analysis, it was used the Discursive Textual Analysis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7396
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2017_2_05.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.