Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7396
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carneiro, Luís Felipe Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T19:45:08Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T19:45:08Z | - |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Luís Felipe Gonçalves. Alguns entendimentos de professores da Educação Básica sobre o ensino de frações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7396 | - |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the understandings that Primary School Mathematics teachers in Cornelio Procopio city have about fractions teaching. This goal has been chosen because reviews and government evaluations point that Brazilian students have learning difficulties of fraction’s content. To reach this goal, we performed interviews with five Cornelio Procopio Mathematics teachers. These interviews were semi organized, based on a previously defined script and, for the obtained data analysis, it was used the Discursive Textual Analysis. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Entrevistas | pt_BR |
dc.subject | Distúrbios da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Fractions | pt_BR |
dc.subject | Interviewing | pt_BR |
dc.subject | Learning disabilities | pt_BR |
dc.title | Alguns entendimentos de professores da educação básica sobre o ensino de frações | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar entendimentos que professores de Matemática da Educação Básica do município de Cornélio Procópio possuem a respeito do ensino de frações. Tal objetivo foi escolhido pelo fato de estudos e avaliações governamentais apontarem que os estudantes brasileiros possuem dificuldades de aprendizagem do conteúdo de frações. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Matemática de Cornélio Procópio a partir de um roteiro previamente definido, e, para a análise dos dados obtidos, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Conclui-se que os professores de Matemática entrevistados baseiam o trabalho com as frações nos algoritmos das operações. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araman, Eliane Maria de Oliveira | |
dc.contributor.referee1 | Araman, Eliane Maria de Oliveira | |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | |
dc.contributor.referee3 | Justulin, Andresa Maria | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_DAMAT_2017_2_05.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.