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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPfahl, Kelly Cristina Correia
dc.date.accessioned2020-11-10T19:45:01Z-
dc.date.available2020-11-10T19:45:01Z-
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationPFAHL, Kelly Cristina Correia. Avaliação em modelagem matemática na educação básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7392-
dc.description.abstractThe goal of this work is to investigate activities evaluation strategies about Mathematical Modeling for the classroom. The main issue is to propose criteria and instruments in order to evaluate the action of students in modeling activity. This question is relevant, since modeling skills have been included in many curricula around the world. Consequently, these types of activities are being included more frequently in the classroom, in the mathematics lectures. The mathematical modeling can be understood as an educational alternative for teachers lead students to learn Mathematics. It provides that students present a more active role, so that enables the construction of their knowledge. However, it is necessary to exist an evaluation consistent with this practice. In this context, this research aims to "evaluate the activity", i.e. the "process", which consists of the student’s actions during the development of modeling activity. It consists in evaluating the practice, and not the effect of the activity. To do that, qualitative research is employed, as interpretive nature; application in a class of high school of a modeling activity; field diary and devolution of developed activities; analysis of these activities and results. For the development of the activity, the proposed problem refers to the behavior of the radioactive material concentration caesium-137 (CsCl) in the environment where it was released, over time. The main issue was to formulate parameters to evaluate the student's meaningful learning in a modeling activity in the classroom. It was investigated what the student was able to learn about math in the developed activity. Based on the results and analysis of the activities developed by the students, from the theoretical references studied, evaluation criteria were determined, which were used to evaluate the activity that has been developed in basic education. It is also presented a propose devaluation criteria, assuming that students can perform other actions during the development of a modeling activity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectModelyngpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.titleAvaliação em modelagem matemática na educação básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar estratégias de avaliação de atividades de Modelagem Matemática para a sala de aula. A questão principal é propor critérios e instrumentos para avaliar a ação dos alunos na atividade de Modelagem. Essa questão é relevante, pois competências de Modelagem têm sido incluídas em muitos currículos em todo o mundo. Consequentemente, esses tipos de atividades estão sendo inseridas com mais frequência na sala de aula, nas aulas de matemática. A Modelagem Matemática pode ser entendida como uma alternativa pedagógica para que professores levem o aluno a aprender matemática. Ela propicia que o discente tenha um papel mais ativo, de modo que possibilite a construção do seu conhecimento. No entanto, é necessário que haja uma avaliação condizente com essa prática. Nesse aspecto, a pesquisa visa “avaliar a atividade”, ou seja, o “processo”, que consiste nas ações dos alunos durante o desenvolvimento da atividade de Modelagem. Isso consiste em avaliar a prática, e não o efeito da atividade. Para tanto, foi empregada uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo; aplicação em uma turma de Ensino Médio de uma atividade de Modelagem; diário de campo e recolhimento das atividades; análise dessas atividades e obtenção dos resultados. Para o desenvolvimento da atividade a problemática refere-se ao comportamento da concentração do material radioativo césio-137 (CsCl) no ambiente onde foi liberado, no decorrer do tempo. A questão principal foi elaborar parâmetros para avaliar a aprendizagem significativa do aluno em uma atividade de Modelagem na sala de aula. Foi investigado o quê o aluno foi capaz de aprender de Matemática na atividade desenvolvida. Com base nos resultados e análises das atividades realizadas pelos alunos, a partir do referencial teórico estudado, foram estabelecidos critérios de avaliação que foram utilizados para avaliar a atividade que foi desenvolvida na Educação Básica. Apresenta-se ainda, uma proposta de critérios de avaliação para a aplicação de atividades de Modelagem na Educação Básica, supondo que os alunos possam realizar outras ações durante o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Dalto, Jader Otavio
dc.contributor.referee1Dalto, Jader Otavio
dc.contributor.referee2Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.contributor.referee3Gonçalez, Mirian Maria Andrade
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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