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dc.creatorDoneze, Iara Souza
dc.date.accessioned2020-11-10T19:44:49Z-
dc.date.available2020-11-10T19:44:49Z-
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationDONEZE, Iara Souza. Representações sociais sobre avaliação da aprendizagem em matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7385-
dc.description.abstractThis paper aims to understand and analyze the Social Representations about learning evaluation of a group composed of teachers already active in Basic Education and students of degree in Mathematics. The main aspects addressed in this paper are the concepts and interpretations about Mathematical Learning Evaluation and the Social Representations Theory. The data was collected through a focal group composed of teachers of the Basic Education and students of degree Mathematics at the Federal University Technology of Paraná of câmpus Cornélio Procópio. In order to analyze the data, it was based on the tool of analysis of Depth Hermeneutics to identify the social representations about the Mathematical Learning Evaluation. The results show that the group understands that the function of Learning Assessment is to diagnose where the student is, identifying their abilities and difficulties, from the perspective of the participants, the diagnosis can be through of test oral, test writing or games, from then on Is that the teacher can help his student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação de Potencial de Aprendizagempt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearning Potential Assessment Devicept_BR
dc.subjectHermeneuticspt_BR
dc.titleRepresentações sociais sobre avaliação da aprendizagem em matemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo compreender e analisar as Representações Sociais sobre Avaliação da Aprendizagem de um grupo composto por professores já atuantes na educação básica e discentes de um curso de licenciatura em matemática. Os principais aspectos abordados neste trabalho são os conceitos se interpretações sobre Avaliação da Aprendizagem matemática e a teoria das Representações Sociais. Os dados foram coletados a partir de um grupo focal composto por professores atuantes na educação básica e alunos do curso de licenciatura em matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio. Para análise dos dados foi feito uma adaptação da ferramenta de Análise Hermenêutica de Profundidade com o intuito de identificar as Representações Sociais acerca da Avaliação da Aprendizagem matemática. Os resultados mostram que o grupo compreende que a função da Avaliação da Aprendizagem é diagnosticar onde o aluno está, identificando suas habilidades e dificuldades, na ótica dos participantes, o diagnóstico pode se dar através de prova oral, escrita ou jogos e a partir de então é que o professor pode ajudar seu aluno.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Dalto, Jader Otavio
dc.contributor.referee1Dalto, Jader Otavio
dc.contributor.referee2Gonçalez, Mirian Maria Andrade
dc.contributor.referee3Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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