Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7373
Título: Memórias da primeira década de funcionamento da casa escolar Lourenço Ormenezze: uma narrativa
Autor(es): Souza, Grasielly dos Santos De
Orientador(es): Gonçalez, Mirian Maria Andrade
Palavras-chave: História oral
Professores - Formação
Matemática - Historiografia
Oral history
Teachers, Training of
Mathematics - Historiography
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: SOUZA, Grazielly dos Santos de. Memórias da primeira década de funcionamento da Casa Escolar Lourenço Ormenezze: uma narrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: Esse texto apresenta uma pesquisa que teve como objetivo disparar uma narrativa sobre a primeira década de funcionamento da Casa Escolar Lourenço Ormenezze (1961 –1971), localizada no município de Bandeirantes-PR. É um trabalho em História da Educação Matemática e a metodologia que orienta a pesquisa é a História Oral. E, então, pautados teórico e metodologicamente na História Oral os roteiros de entrevista foram elaborados e em seguida as entrevistas foram realizadas. Após a realização das entrevistas, que mobilizaram as memórias destes colaboradores, os áudios foram transcritos e textualizados, produzindo narrativas que os depoentes nos cederam para uso nessa investigação por meio de cartas de cessão de direitos. Essas narrativas é que dispararam a nossa narrativa sobre a Casa Escolar Lourenço Ormenezze.
Abstract: This text presents a research that aimed to trigger a narrative about the first decade of workings of the School House Lourenço Ormenezze (1961 -1971), located in the city of Bandeirantes-PR. It is a work in History of Mathematics Education and the methodology that guides the research is Oral History. And then, guided theoretically and methodologically, in Oral History the interview scripts were elaborated and then the interviews were carried out. After the interviews, which mobilized the memories of these collaborators, the audios were transcribed and textualized, producing narratives that the deponents gave us for use in this investigation through letters of assignment of rights. These narratives are what triggered our narrative about the School House Lourenço Ormenezze.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7373
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2017_2_04.pdf4,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.