Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7365
Título: As compreensões dos futuros professores de matemática acerca da metodologia de resolução de problemas
Autor(es): Pereira, Fernando Francisco
Orientador(es): Fontanini, Maria Lucia de Carvalho
Palavras-chave: Compreensão
Professores - Formação
Solução de problemas
Comprehension
Teachers - In-service training
Problem solving
Data do documento: 16-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: PEREIRA, Fernando Francisco. As compreensões dos futuros professores de matemática acerca da metodologia de resolução de problemas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as compreensões dos futuros professores de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio acerca da Metodologia de Resolução de Problemas. Os principais aspectos abordados neste trabalho são: a evolução histórica dos problemas e o ensino da Matemática, o trabalho com problemas em sala de aula e as potencialidades e limitações do uso da Metodologia de Resolução de Problemas. Os dados coletados através de uma de entrevista semiestruturada, foram analisados usando um processo de análise construído pelo autor, baseando-se em alguns princípios da Análise Textual Discursiva. A partir desta pesquisa foi possível verificar a compreensão dos futuros professores acerca: do termo problema, das potencialidades e limitações que estes percebem com relação à aplicação da Metodologia de Resolução de Problemas em sala de aula e quais seus conhecimentos sobre os processos de inserção dessa metodologia nas aulas de Matemática.
Abstract: This paper aims to examine the understanding of the future Mathematics teachers of the Degree in Mathematics of the Federal Technological University of Paraná -Campus Cornélio about the Problem Solving Methodology. The main issues addressed in this work are: the historical evolution of the problems and the teaching of Mathematics, working with problems in the classroom and the potential and limitations of using the Problem Solving Methodology. The data collected through semi-structured interviews were analyzed using an analysis process constructed by the author, based on some principles of Discursive Textual Analysis. From this research it was possible to verify the understanding of future teachers about: the problem term, the potentialities and limitations that they perceive regarding the application of Problem Solving Methodology in the classroom and what their understanding of the integration processes of this methodology in Mathematics classes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7365
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2015_02_09.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.