Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7365
Título: | As compreensões dos futuros professores de matemática acerca da metodologia de resolução de problemas |
Autor(es): | Pereira, Fernando Francisco |
Orientador(es): | Fontanini, Maria Lucia de Carvalho |
Palavras-chave: | Compreensão Professores - Formação Solução de problemas Comprehension Teachers - In-service training Problem solving |
Data do documento: | 16-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | PEREIRA, Fernando Francisco. As compreensões dos futuros professores de matemática acerca da metodologia de resolução de problemas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar as compreensões dos futuros professores de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio acerca da Metodologia de Resolução de Problemas. Os principais aspectos abordados neste trabalho são: a evolução histórica dos problemas e o ensino da Matemática, o trabalho com problemas em sala de aula e as potencialidades e limitações do uso da Metodologia de Resolução de Problemas. Os dados coletados através de uma de entrevista semiestruturada, foram analisados usando um processo de análise construído pelo autor, baseando-se em alguns princípios da Análise Textual Discursiva. A partir desta pesquisa foi possível verificar a compreensão dos futuros professores acerca: do termo problema, das potencialidades e limitações que estes percebem com relação à aplicação da Metodologia de Resolução de Problemas em sala de aula e quais seus conhecimentos sobre os processos de inserção dessa metodologia nas aulas de Matemática. |
Abstract: | This paper aims to examine the understanding of the future Mathematics teachers of the Degree in Mathematics of the Federal Technological University of Paraná -Campus Cornélio about the Problem Solving Methodology. The main issues addressed in this work are: the historical evolution of the problems and the teaching of Mathematics, working with problems in the classroom and the potential and limitations of using the Problem Solving Methodology. The data collected through semi-structured interviews were analyzed using an analysis process constructed by the author, based on some principles of Discursive Textual Analysis. From this research it was possible to verify the understanding of future teachers about: the problem term, the potentialities and limitations that they perceive regarding the application of Problem Solving Methodology in the classroom and what their understanding of the integration processes of this methodology in Mathematics classes. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7365 |
Aparece nas coleções: | CP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_DAMAT_2015_02_09.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.